Cristolagrafia

1167 palavras 5 páginas
Classificação de cinco minerais e respetiva discrição das suas principais características:
Quartzo surge na natureza sob forma de cristais distorcidos embora o se habito ideal ser um prisma de 6 lados, terminando com uma pirâmide de 6 lados. Pertence á classe dos silicatos e ao grupo dos tectossilicatos e o seu sistema cristalográfico é hexagonal. Apresenta-se de uma maneira geral incolor, diz-se que é de variedade criptocristalina quando de cor opaca ou translucida e macrocristalina quando transparente. O quartzo é um mineral de dureza 7 (Escala de Mohs), sendo um mineral muito resistente.
Moscovite, pode-se encontrar em granitos, pegmatito e xistos, surge frequentemente na natureza em folhas enormes e tem muito valor comercial. É um mineral do grupo dos filossilicato do sistema cristalográfico monoclínico. De uma maneira geral a Moscovite é incolor podendo ter tonalidades de cinza, verde amarelo ou mesmo rosa. É muito comum nos granitos e tem uma dureza de 2 a 2,25 (Escala de
Mohs). Sendo a sua principal utilização no fabrico de materiais para a proteção de incêndios, materiais isolantes. O nome moscovite vem da antiga Rússia, pais onde este mineral era muito utilizado em janelas (Moscovita).
Ortóclase, na natureza pode ser encontrada com facilidade em rochas ígneas ricas em potássio, ocorrendo em granitos e similares. É do grupo dos tectossilicato e cristaliza no sistema cristalino monoclínico. Tem cor branca, rósea ou cinza com brilho vítreo e risca branca de dureza 6 (Escala de Mohs). A sua aplicação na indústria passa pelas porcelanas.

Cristais de Quartzo

1201432 Pedro Salvado
Geologia Geral I

Página 1

Pixorema é um mineral essencial nas rochas magmáticas e metafóricas com especial importância nos garbos e rochas ultrabásicas. A sua clivagem é praticamente octogonal, por norma não fibrosos, apresentando brilho metálico de tonalidade verde violeta ou cinza mas sempre sob forma escura. A sua cristalização acontece no sistema

Relacionados