Crise no Egito

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 A crise no Egito

O Egito passou, no começo de 2011, por uma mudança política desencadeada por revolta popular, em uma sexta-feira (11), a renúncia do presidenteHosni Mubarak foi anunciada pelo vice-presidente do país, Omar Suleiman. Mubarak estava há 30 anos no poder. O anuncio da renuncia foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente, Omar Sulemain no dia11 de fevereiro, após o presidente ter dito que não deixaria o cargo. Mubarak entregou o poder ao exercito.
A decisão ocorre após 18 dias de violentos protestos de rua que deixaram mais de 300 mortose 5 mil feridos. O movimento popular  tem inspiração no levante que derrubou o presidente da vizinha Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, cujo governo se prolongava havia 23 anos. Além do Egito, oslevantes no mundo árabe inspirados no exemplo da Tunísia se espalharam por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Sudão e Omã.
Somou-se a isto o retorno ao país do Nobel da Paz e ex-presidente da AgênciaInternacional de Energia Atômica, ligada à ONU, Mohamed Elbaradei. Ele, que contou com a simpatia do Ocidente, expressou sua disposição de assumir um eventual governo de transição e não descartouconcorrer nas eleições de setembro.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que tem no Egito o principal aliado no mundo árabe, também pressionou pela saída imediata de Mubarak. Líderes da União Europeia sejuntaram aos apelos pela renúncia.

Até mesmo aliados de Mubarak, como o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia, Mostapha al Fekki, também membro do Partido Nacional Democrata,pediram ao presidente egípcio "reformas sem precedentes" para evitar uma revolução no Egito.
Houve intimidação e violência contra jornalistas, inclusive brasileiros. O uso de redes sociais paraconvocar as manifestações fez com que a internet e o sinal de algumas operadoras de telefonia celular fossem interrompidos – o governo negou intervenção.
A população comemorou nas ruas a saída do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise no egito
  • Israel e a Crise de Suez: implicações da ofensiva militar de Israel no Egito em 1956
  • Egito
  • O Egito
  • Egito
  • egito
  • egito
  • Egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!