quimica

Páginas: 11 (2518 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 TRABALHO DE QUIMICA


TEMA I – ISOMERIA
TEMA II- PROTEINAS, GLICIDIOS E TABELAS NUTRICIONAIS.





Nomes: LETICIA LAYARA FERREIRA N°16 3°B
VICTÓRIA BORDIGNON 24



ISOMERIA

Isomeria é o fenômeno que se caracteriza pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes, que apresentam a mesma fórmulamolecular, mas diferentes fórmulas estruturais.

ISOMERIA PLANA
Na chamada isomeria plana verifica-se a diferença entre dois isômeros (compostos que sofrem isomeria) através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. Temos cinco casos em que essa isomeria ocorre.

• Isomeria de Posição: os isômeros possuem o mesmo tipo de cadeia e pertencem à mesma função, no entanto, apresentam diferença naposição de um grupo funcional, de uma insaturação ou de uma ramificação.


A diferença entre os isômeros está na insaturação (ligação dupla), indicada pelos algarismos 1 e 2.

• Isomeria de Função: os isômeros pertencem a funções diferentes. Essa isomeria ocorre principalmente com as funções: fenol, álcool, éter, aldeídos e cetonas, ácido carboxílico e éster.

O álcool e o fenol acimapossuem a mesma fórmula molecular: C7H8O, mas pertencem às funções:
Fenóis: compostos que apresentam o grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente ao anel aromático.
Alcoóis: apresentam (-OH) ligado a carbono saturado. 

• Isomeria dinâmica: também conhecida por tautomeria, é um caso particular de isomeria, em que os isômeros pertencentes a funções químicas diferentes estabelecem um equilíbrioquímico dinâmico.


Aldeído                                                                                        Enol 

Se substituirmos o reagente aldeído por uma cetona teremos o mesmo produto (enol):


• Isomeria de Compensação: nesse caso, os isômeros pertencem à mesma função e apresentam o mesmo tipo de cadeia. A diferença está na posição do heteroátomo. Lembrando que heteroátomo é umátomo diferente de carbono presente nas cadeias carbônicas. Exemplo:

Ambas as cadeias pertencem à função (Amina) e comportam a mesma quantidade de carbonos e hidrogênios. O diferencial está na posição do N (heteroátomo). Na metil-propil amina, o nitrogênio se posiciona na extremidade da cadeia e na dietil amina está no centro.



ISOMERIA ESPACIAL
 Isomeria geométrica: os compostos abaixo sãoclassificados como isômeros geométricos em virtude de suas estruturas espaciais. Só é possível perceber essa isomeria se considerarmos as moléculas num plano imaginário.

          

                Isômero Cis                                                              Isômero trans

As ramificações – CH3 (carbono na cor azul) estão em posições diferentes na molécula: no isômero cis, elasse posicionam do mesmo lado, e no isômero trans, ocupam lados opostos.

Repare que os isômeros possuem a mesma fórmula molecular como também a mesma fórmula estrutural plana, tendo como fator de diferenciação apenas a fórmula estrutural espacial.

Exemplo:


            cis-2-buteno                                                    trans-2-buteno

O prefixo “Cis” pode ser representadopela letra Z e “Trans” pela letra E. Dessa forma temos: Z-2-buteno (hidrogênios do mesmo lado), E-2-buteno (hidrogênios em lados opostos).

.Carbono do enol (en = dupla ligação; ol = álcool) “desloca-se” para o carbono (dizemos que o oxigênio sofreu uma “transposição”); simultaneamente, a dupla ligação que estava entre o primeiro e o segundo carbono se “desloca-se”, ficando agora entre o primeirocarbono e o oxigênio (dizemos que o composto todo sofreu um “rearranjo molecular”). No entanto a reação é reversível, isto é, o aldeído volta a transformar-se no enol inicial. Ora, sabemos que toda reação reversível tende para um equilíbrio dinâmico; é o que acontece com o par aldeído-enol mostrado antes, surgindo então o chamado equilíbrio aldo-enólico. Medidas feitas em laboratório mostram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!