Criadores

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015

Fratelli Prada foi como a atual Prada começou suas atividades, era uma loja na famosa Galeria Vittorio Emanuele em Milão, onde vendia baús importados e artigos de couro italiano. Em 1978 os negócios passaram de mãe para filha, Miuccia Prada (1949-) apesar de parecer a escolha mais improvável para comandar a loja, assumiu os negócios mesmo assim. Ela tinha doutorado em ciência política e apoiavao direito das mulheres.
As primeiras versões dessas bolsas discretas, chiques e práticas que viraram um sucesso entre modelos e fotógrafos, foram lançadas no começo da década de 1980. Eram feitas de náilon preto bem utilitário, material pesado usado no forro das malas e depois, usaram sarja de náilon mais prática, que foi desenvolvida especialmente para a primeira “it bag” da marca. E em quatroanos a Prada teria munição suficiente para lançar a sua coleção prêt-à-porter, com roupas que refletiam o mesmo talento para essa discrição clássica.
Já Ralph Lauren (nascido Ralph Lifshitz, em 1939) antes uma figura escondida por trás da etiqueta, surgiu na década de 1980 estrelando as próprias campanhas publicitárias, apresentando vídeos e se fazendo presente nas principais festas de galabeneficentes. Em Londres no ano de 1981, um anúncio de sete páginas na Vogue britânica apresentava a loja da marca Polo, em Londres, com uma foto de página inteira do próprio estilista bilionário, vestindo o jeans e o cinto de caubói que viraram sua marca registrada.
Ralph Lauren acreditava que a moda moderna estava relacionada a pertencer a um estilo de vida ou um grupo no qual cada um se sentisse bem,parecesse bem e tinha que estar ao próprio alcance. A moda tinha que parecer disponível para todos, independente da realidade econômica que eles viviam, assim como o sonho americano.
Ele também tinha conhecimento do claro apelo comercial do estilo norte-americano: "O gosto norte-americano tornou-se uma referência internacional muito importante" [...] "Criamos a roupa esportiva. Nossa cultura émais moderna por causa da maneira como vivemos. Viajamos, somos atléticos, nos mexemos". Em 1986, Ralph Lauren abriu sua loja conceito em Nova York na elegante Mansão Rhinelander, na avenida Madison, criando a mais suntuosa mise-en-scène do varejo.
O inicio dos anos 1980 marcou uma virada para Vivianne Westwood (1941-), começou sua campanha para revolucionar a moda. A coleção Piratas deoutono-inverno 1981-82 mostrou um cenário unissex romântico, com corsários e dândis.
Depois de se separar de Malcolm Mclaren em 1983, Vivianne Westwood começou a construir um estilo original surpreendente, que muitas vezes foi baseado na releitura contemporânea de roupas tradicionais. Sua coleção Mini-Crini, de primavera-verão 1985, mostrou a releitura da recatada era vitoriana. Jaquetas e camisas empurravamo busto para fora, marcavam a cintura e arqueavam as costas e o quadril. A coleção Harris tweed, de outono-inverno 1987-88, trouxe de volta peças-chave do guarda-roupa do século XVII.
Westwood inspirava ao mesmo tempo respeito e admiração. O público se impressionava tanto pela sua habilidade técnica como pela sua revolução criativa. Seu objetivo era uma revolução cultural: “É trabalho do artistavingar a violência de uma cultura e dar-lhe uma vida nova... meu objetivo é fazer os pobres parecessem ricos, e os ricos parecerem pobres”. Vivianne Westwood tem o costume de justificar suas ações em termos culturais abrangentes, uma atitude única entre os estilistas.
O estilista, Giorgio Armani (1954-), passou sua infância no pós-guerra em Picaenza, ele começou como vitrinista na loja dedepartamentos La Rinascente, em Milão, e conseguiu o dinheiro necessário para começar sua empresa ao vender seu fusca.
Em 1975, Giorgio Armani abriu o seu ateliê com um visual drasticamente chique – o terno desestruturado, que diminuía a diferença entre a roupa de trabalho e roupa casual. Em 1980, no filme ‘Gigolô americano’, apareceu várias looks do Giorgio Armani, o que fez com que o estilista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O criador
  • ENSINO CRIADOR
  • agricultores e criadores
  • criadores do telefone
  • Manual do criador
  • O criador de celulas
  • criador da matematica
  • O Criador Do Fordismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!