Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência:

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Curso de Administração – Reconhecido pela Portaria MEC nº. 580, de 04.09.2006 – D.O.U. de 06.09.2006.
Curso de Sistemas de Informação – Reconhecido pela Portaria nº. 581, de 04.09.2006 – D.O.U. de 06.09.2006.
Curso de Licenciatura em Educação Física – Reconhecido pela Portaria nº. 759, de 13.10.2006 – D.O.U. de 16.10.2006. Rua Mercúrio, 293 – Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21.532-470E-mail: mercúrio@faculdademercurio.edu.br

Curso de Licenciatura em Educação Física
Disciplina: APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO MOTOR
Professor: Carlos Henrique Dória
Aluno: Rafael Leite de Melo
Período: 1° Período
Data: 14/05/2014

RESUMO: Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte.

Durante a infância, em consequência da rápidodesenvolvimento do sistema nervoso central, é fundamental que ocorra uma ampla e adequada variação dos estímulos ambientais, favorecendo assim o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social. Na adolescência, ocorrem alterações biológica e das experiências anteriores. A aquisição de habilidades motoras na infância tem importante relação com a continuidade da prática de atividade física eesportiva na adolescência e nos anos posteriores, favorecendo tanto a geração de futuros atletas como a promoção da saúde populacional.

O processo de crescimento, maturação e desenvolvimento humano interfere diretamente nas relações afetivas, sociais e motoras dos jovens; consequentemente, é necessário adequar os estímulos ambientais em função desses fatores.
Por sua vez, o desenvolvimento éentendido como uma intenção entre as características biológicas individuais como o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida.
Desse modo, as aquisições motoras de crianças e adolescentes não podem ser compreendidas de forma exclusivamente biológica ou ambiental; uma abordagem biocultural é essencial, reconhecendo a intenção entre fatores biológicos e sócio -culturais presentesna vida do ser humano.

Crescimento, maturação e desenvolvimento do nascimento aos três anos de idade
A partir do nascimento, inicia-se uma complexa relação entre o bebê e o ambiente que o cerca. As estruturas neurológicas já estão razoavelmente bem formadas, principalmente o cérebro e as funções sensoriais exteroceptivas( visão, audição, tato, paladar e olfato), possibilitando umcomplexo internacional do bebê com seu entorno. Como decorrência do amplo repertório funcional para interação com o ambiente, as relações afetivas e sociais, principalmente com os pais, devem ser fortemente estabelecidas. Assim fica claro que, desde o nascimento, o bebê já é capaz de sentir e começar a forma as primeiras impressões perceptuais e afetivas com o ambiente que o cerca, que serãofundamentais para seu futuro desenvolvimento.
Alguns reflexos são próprios desta idade e ocorrem em praticamente todos os bebês, sendo inibidos nos meses subsequentes devido principalmente ao amadurecimento do cerebelo e do córtex frontal, iniciando-se assim o surgimento de movimentos voluntários e melhor organizados, como a locomoção,manipulação de objetos e controle postural. Por isso, éfundamental que o bebê seja exposto a estímulos motores adequados ao seu nível de desenvolvimento.
Esse conjunto de relações com o mundo deixa claro a interferência que o ambiente exerce no desenvolvimento humano, sendo fundamental para a estruturação e a organização do sistema nervoso no que se refere aos aspectos emocionais, cognitivos e motores. Assim, o potencial de futuras aquisições começa aser estruturado desde o nascimento, e muito do que vai ocorrer no futuro está diretamente ligado a essas interações iniciais entre o ambiente e o desenvolvimento biológico.
Essa elevada taxa de evolução biológica possibilita uma rápida aquisição da capacidade de organização e controle de movimentos , principalmente quando acompanhada de experiências motoras adequadas.
Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crescimento,maturação e desenvolvimento na infância e adolescência:implicações para o eporte
  • Crescimento: desenvolvimento físico na adolescência
  • Fases do desenvolvimento do pensamento da infância à adolescência
  • Psicologia da educaçao, aprendizagem, desenvolvimento, crescimento e maturaçao
  • Desvendando o crescimento – as fases evolutivas da infância e da adolescência. RESUMO
  • O crescimento na infância e na adolescência e a contribuição da atividade física
  • Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência
  • A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA À PUBERDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!