Crescimento da industria automotiva

Páginas: 13 (3172 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014
O CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2010















Maceió
2014














O CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2010





Projeto de pesquisa como requisito para aprovação na disciplina de Técnica de Pesquisa na Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas.












Maceió
2014

SUMÁRIO
















1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Autora: Hana Gabrielle Coelho de Aguiar (acadêmica em Ciências Econômicas); orientador: Prof. Dr. André Maia Gomes Lajes; áreas de estudo: Economia Regional e Economia Industrial.

2 TEMA

O Crescimento DaIndústria Automotiva no Brasil no Período de 2004 a 2010.

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O Crescimento da Indústria Automotiva no Brasil (2004-2010): A descentralização industrial e os impactos no escopo da economia alagoana.

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Qual o comportamento do crescimento da indústria automotiva no Brasil, no período de 2004 a 2010?

5 HIPÓTESE
A produção automotiva brasileira foium dos segmentos que mais cresceu nos últimos anos. Essa evolução do setor deu-se por vários motivos, dentre os quais se destacam as políticas de governo em incentivo à compra de veículos novos através da redução de impostos, também o aumento da disponibilidade de crédito ao financiamento, e do prazo para pagamento, além do aumento da renda ocasionado pelo bom momento vivido pela economiabrasileira, propiciaram aos brasileiros a oportunidade de melhorar de carro, ou mesmo, adquirir seu primeiro veículo.


6 JUSTIFICATIVA

Atualmente a economia brasileira vem apresentando forte expansão de seu mercado interno, apresentando uma estabilidade político econômica, com a inflação controlada, assegurando uma situação favorável ao crescimento econômico do país. Deste modo, o setor automotivobrasileiro vem se destacando nos últimos anos, apresentando notável aumento na produção de veículos, com crescimento de suas vendas internas, e ainda, destacando-se pelas exportações realizadas para o resto do mundo.
Diante disto, as condições favoráveis da economia permitiram que o país alcançasse, em 2007, a marca de 50 milhões de veículos produzidos em pouco mais de 50 anos de indústriaautomobilística. Dotado de engenharia própria, além de tecnologia de ponta, o país já ostenta posição de destaque mundial na produção de veículos (ANFAVEA, 2007).
Ainda de acordo com ANFAVEA (2007), outro ponto positivo é o crescente aumento nas vendas internas de automóveis, no ano de 2003 a 2006, verificou-se um crescimento de 35%, alcançando o 9° maior mercado interno mundial. Destacam-se tambémas exportações, já que de 2000 a 2007 registraram ampliação de 40%, colocando o país como 11° colocado no cenário mundial.
Com a forte crise ocorrida em 2008, as vendas de veículos brasileiros foram fortemente afetadas. A partir disso, o governo por meio de políticas expansionistas, adotou a redução de 100% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis até 1.000 cc.(cilindradas), e 50% para veículos de 1.000 cc. a 2.000 cc. (IPEA, 2009).
Diante disto, verificou-se um visível acrescentamento na demanda em todo o país, tanto por veículos usados, seminovos, e novos, estes em alguns momentos incentivados por parte do governo, através de políticas fiscais e monetárias.


O segmento automotivo brasileiro foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Essecrescimento justifica-se por vários motivos, dentre eles a redução de impostos para a aquisição de veículos novos, bem como a facilidade de crédito ao financiamento, e do prazo para pagamento, além do aumento da renda dos brasileiros, dando a oportunidade de adquirir o tão sonhado veículo.
O presente trabalho apresenta como tema central uma análise do crescimento na indústria automotiva no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
  • Historia da industria automotiva
  • logistica e sua importancia na industria automotiva
  • Industria Automotiva Microeconomia
  • Aplicação do alumínio na indústria automotiva
  • Historia da Indústria Automotiva
  • A O Na Industria Automotiva Molas
  • Automação na indústria automotiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!