Coronelismo

Páginas: 2 (420 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013
A República Velha, se divide em dois períodos, sendo que o segundo nos interessa para falar sobre Coronelismo, de 1895 a 1930, chamado de República Oligárquica, foi o período dominado pelosPresidentes dos Estados.

A principal característica foi a chamada “Política dos Governadores”.
Os Estados não interferiam na política dos municípios, e o Governo Federal não interferia na política dosEstados. E os sucessores eram escolhidos de acordo com os apoios recíprocos destas esferas entre si.

Este período foi marcado pelo coronelismo. Havia um único líder civil em cada município,geralmente um fazendeiro para intermediar as relações entre o povo e o governo, dominando a política local.

Ainda atualmente existem pessoas nos municípios que trabalham influenciando a política local,favorecendo certos grupos de pessoas e partidos políticos, até dentro de instituições públicas municipais, estaduais e até mesmo federais.

O coronel apoiava em votos o Governador do Estado, e esteapoiava o coronel no seu município.
Durante esse período houve diversas revoltas, tais como: a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata, a Guerra do Contestado, a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana,o Movimento Tenentista e a Revolução de 1930, que colocou um fim neste período histórico.

Com a crise de 1929 que atingiu os EUA e os países capitalistas, a maioria dos fazendeiros de café se viramem terríveis situações financeiras, o que desencadeou a vitória de Getúlio Vargas para a presidência da república na Revolução de 30.

Foi-se diminuindo as características do Coronelismo, mas nãoextintas. Ainda hoje vemos gestores tratando as instituições que dirigem como se fossem patrimônio pessoal, não aceitando idéias e não trabalhando em grupo.

Todos que chegam ao poder queremcontinuar no poder. E as mesmas moedas de troca ainda existem nos dias atuais. Os apoios políticos entre as diferentes esferas de governo se fazem na forma de coligações de diversos partidos, onde os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!