Cooperativismo

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Bruna Grings da Silva¹
Clayton Albani²
Franciele M. de Azevedo³

RESUMO

O objetivo principal deste artigo é apresentar aimportância do Cooperativismo e das Cooperativas no desenvolvimento sustentável e mostrar quais são as vantagens da implantação das cooperativas em Gravataí e região. Verifica-se que a cidade e a populaçãosó têm a se beneficiar com essas oportunidades. As cidades bem sucedidas são aquelas em que a prefeitura também aposta na economia solidária, no caso o cooperativismo, como alternativa para o combate aodesemprego. Sendo uma forma de resposta à globalização existente hoje.

Palavras-chave: Gravataí, economia solidária, emprego, globalização.


1. INTRODUÇÃO

A Economia Solidária, conhecidaprincipalmente na forma de cooperativismo, vem ganhando espaço à medida que aumenta o desemprego e diminuem as garantias sociais. O Cooperativismo nada mais é que uma associação de pessoas unidas a fimde cooperar umas com as outras, visando à solução de problemas econômicos por meio da solidariedade humana.

A busca pelo desenvolvimento sustentável faz parte dos princípios cooperativistas, quesugere qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Segundo PIRES (2004) “A relação entre cooperativismo edesenvolvimento social é um dado reconhecido por diferentes organismos internacionais para a geração e manutenção do emprego, de infraestruturas e de atividades socioeconômicas diversas, contribuindo para areestruturação das áreas afetadas, especialmente em áreas mais débeis”.
__________________________
¹ Estudante do curso de administração de empresas na Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos –Facensa. Contato: brunynha_grings@hotmail.com
² Estudante do curso de administração de empresas na Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – Facensa. Contato: claytonalbani@hotmail.com
³...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • COOPERATIVISMO
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!