Cooperativismo

Páginas: 37 (9054 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
Sistema de Gestão em Cooperativas: o caso da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Auriverde (SICOOB CREDIAL)
Gilberto de Bona 1
Guilherme Sendeski1
Leandro José Riva 1
Luciano Maurício Vogt 1
Resumo:
Palavras-chave: Cooperativismo. Cooperativismo de Crédito. Gestão de Cooperativas. Modelo de Gestão.
1 INTRODUÇÃO
Diante de um mundo globalizado que a cada dia sofreprofundas e intensas mudanças de ordem econômica, social, ambiental e político-legal, é necessário que as organizações busquem constantemente a formulação de novas estratégias para fazerem frente ao desafiador mercado global. Perante este panorama de mudanças constantes, onde há a necessidade constante de inovação e flexibilidade, e a necessidade de produtos e serviços cada vez mais personalizados,surgem às cooperativas.
Para Crúzio (2005) cooperativa é a união de trabalhadores que se associam por iniciativa própria. Logo é por meio deste tipo de organizações que pequenos produtores e compradores através de sua união em uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida, têm oportunidade de fazerem frente aos desafios mercadológicos, e competirem igualmente com as grandescorporações que até então dominam o mercado. Abrantes (2004) lembra que “por principio, uma cooperativa tem objetivos sociais e econômicos integrando pessoas na busca de uma vida melhor”.
Perante esse novo contexto econômico, marcado por grandes e rápidas mudanças tecnológicas, e pelas disputas acirradas por clientes com empresas estatais e privadas, as cooperativas são forçadas a adotarem técnicaseficientes de gestão e administração, além de necessitarem adotar uma postura estratégica voltada ao mercado. Para tanto a capacidades de planejamento e a velocidade com que este tipo de organização responde as mudanças de mercado tornam-se quesitos imprescindíveis para a sua sustentabilidade.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas administrativas que possibilita as cooperativas posicionarem-seno mercado, a fim de aumentar sua eficácia e competitividade. Para Schermerhorn (2007) o planejamento estratégico estabelece diretrizes de ação amplas, ou seja, é utilizado para determinar objetivos para toda a organização, estabelecendo o que a organização quer ser e onde pretende chegar ao futuro. Baseada em seu planejamento estratégico, as cooperativas devem formular e implementar estratégiasque visem a melhora continua de seus produtos, suas estratégias de mercado e de suas estruturas administrativas para o melhor atendimento de seus cooperados e clientes.
Para competir no mercado, e para garantir processos administrativos mais eficazes que atendam as necessidades de seus associados, por inúmeras vezes as organizações cooperativas utilizam-se de modelos administrativos comuns, ouseja, os mesmos modelos utilizados por empresas privadas. Entretanto a utilização de modelos “comuns” de administração nem sempre atende de forma eficiente as demandas de gestão das cooperativas, pois segundo Lago e Silva (2011) “as vantagens competitivas das cooperativas devem estar fundamentas na interação com os cooperados e não leis que regulamentam sua constituição”, já Crúzio (2005) salientaque as empresas cooperativas diferem muito de empresas comuns, pois as cooperativas possuem características próprias muito peculiares, tais como: livre ingresso de novos membros, são democraticamente geridas, são organizações autônomas, e buscam o crescimento social aliado ao crescimento econômico.
Cabe lembrar que o cooperativismo é uma estrutura muito importante de nossa economia, uma vez quesegundo a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB (2013), em um levantamento realizado referente ao de 2012, o sistema cooperativo injetou na economia nacional R$ 8 bilhões apenas em salários e benefícios concedidos aos trabalhadores, o sistema empregava ao final de 2012, um numero aproximado de 304 mil pessoas. Ainda segundo a OCB até dezembro de 2012 eram 10,4 milhões o numero de pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • COOPERATIVISMO
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!