Cooperativismo

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
INTRODUÇAO
O Cooperativismo nada mais é do que uma forma de organização social para a solução de problemas econômicos por meio de solidariedade humana.
Para Schneider o Cooperativismo é uma doutrina, um sistema, um movimento ou, simplesmente, uma atividade que considera as cooperativas como forma ideal de organização da humanidade, baseado na economia solidária, democracia, participação,direitos e deveres iguais para todos, sem discriminação de qualquer natureza, para todos os sócios.
O objetivo deste trabalho é aprender e demonstrar conceitos e exemplos associados historicamente ao cooperativismo. Além disso, o artigo apresenta sua forma de organização e os princípios que o regem. retrataremos as cooperativas, sendo um sistema ou movimento que considera as cooperativas como umaforma ideal de organização das atividades sócio-econômicas.Elas possuem, um elevado grau de importância, devido representar 6% do PIB (Produto Interno Bruto).
HISTORIA
A primeira ideia de cooperativismo surgiu desde os primórdios da humanidade. Quando os povos mais antigos saiam em busca de alimentos ou melhores condições de sobrevivência, praticavam a ajuda mutua, que nada mais é que o ato decooperar.
Ao buscar na historia sabe-se que a primeira cooperativa surgiu no século XIX, na Inglaterra, a partir de dificuldades econômicas, as pessoas se reuniram para definirem os princípios de um novo sistema sócio-econômico e estatutos de um empreendimento diferente das empresas mercantis então existentes, sendo assim, estariam discutindo uma forma de melhorar suas vidas. Em 1844, na cidade deRochdale, foi criada a primeira cooperativa “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Depois da criação da primeira cooperativa, foram surgindo pelo mundo outras cooperativas.
No Brasil, as ideias de cooperativismo começaram a surgir e em 1847 teve a fundação da Colônia Tereza Cristina, no Paraná, foi realizada pelo medico francês Jean Maurice Faivre. Porém, somente em 1887 surgiua primeira cooperativa no Brasil denominada Cooperativa de Consumo dos Empregados da Companhia Paulista, em Campinas/SP.
Fundada em 1895, com sede na Suiça, a Aliança Cooperativa Internacional – ACI, representa o sistema cooperativo em âmbito mundial e tem como função definir os princípios e valores que regem o sistema.
Para representar o sistema cooperativista do Brasil, foi criada em 1969, durante oIV Congresso Brasileiro de Cooperativismo, a OCB – Organização das Cooperativas do Brasil, que tem como objetivo principal, o fortalecimento do Cooperativismo.


CONCEITOS
De acordo com GRANATO E. F.; é possível entender os seguintes conceitos:
Cooperar : É praticar ações em conjunto com outras pessoas, com o mesmo objetivo, na busca de resultados comuns a todos, superando as dificuldadesindividuais.
Cooperado : É toda a pessoa que passa a ser membro de uma cooperativa, que participa das atividades econômicas, por meio de ajuda mútua.
Cooperativa: Cooperativa é uma união voluntária de pessoas com a finalidade de satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido. É um meio paraque um determinado grupo de indivíduos atinja objetivos específicos, por meio de um acordo voluntário para cooperação recíproca.

OS PRINCIPIOS DO COOPERATIVISMO
Os princípios cooperativos resumem-se numa série de alinhamentos gerais pelos quais se regem as cooperativas. Estes princípios, possuem como forma originária, os chamados Pioneiros de Rochdale, organização mantedora destes princípiosé a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
Eles expressam o sentimento social do sistema cooperativo através de uma decisão em conjunto, onde os associados são os dirigentes, que por sua vez, são responsáveis pela organização, como um todo. Como forma de divisão, subdividem-se em sete partes:

1) Adesão voluntaria e livre: As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • COOPERATIVISMO
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!