Cooperativismo

Páginas: 11 (2614 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Universidade Federal do Espirito Santo – UFES
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE
Teoria das Organizações II – Dr.ª Lucilaine Pascucci




Cooperativismo









Componentes: Fernando Perim, Leonardo Lopes, Rafael Basílio, Mario Lomara, Bruno.
Curso: Administração Noturno




No decorrer das próximas paginas, estaremos falando sobre oCooperativismo, que é uma formação ou colaboração de grupos onde os interesses são os mesmos, no caso as vantagens econômicas são as mais visadas.
As instituições que se utilizam do cooperativismo como forma de condução para suas atividades socioeconômicas são chamadas cooperativas e baseiam-se também, além dos princípios em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade esolidariedade.
Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas, os cooperados, devem acreditar e primar em valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

As Cooperativas são empresas onde buscam visar o melhor para os seus colaboradores, ou seja, não buscam vantagem sobre o outro, e sim uma melhora para todos, dentre essesaspectos encontra-se o nível balanceado dos preços de mercado.
Veremos que existe vários tipos de Cooperativas, porém cada uma segue sua conduta de acordo com a sua origem e método de trabalho dos colaboradores.











Origem: Cooperativismo começou a ser pensado sob influência do pensamento econômico e social de utópicos franceses e ingleses no século XIX chamados de Owen, Fourier,Buchez e Blanc.
Owen e Fourier – visaram o lado de associações agrícolas
Buchez e Blanc – visaram mais parada associações de trabalhadores urbanos.
Para Owen, combater a ideia de lucro e concorrência era primordial para combater a injustiça social.
Com isso foi criada a ACI – Aliança Cooperativa Internacional, essa aliança buscava preservar os valores e representar o ideal da cooperaçãoinibindo de tal forma a competição que ocorria no modo capitalista, abaixo segue as formas onde são ligadas a descrição de uma Aliança cooperativista:
1. Adesão Voluntária e Livre
2. Gestão democrática pelos membros
3. Participação econômica dos membros
4. Autonomia e independência
5. Educação, formação e informação.
6. Interoperação
7. Interesse pela comunidade.

O motivo pelo qual foi definidoa criação do cooperativismo seria a forma de combater a desigualdade causada pelo capitalismo onde eles pensavam no lucro, já as cooperativas visam o ser humano e seus valores, a igualdade entre os seus associados, buscando sempre um nível médio.






Conceitos:

Cooperação:
Cooperar é agir de forma coletiva, trabalhando junto em prol de um objetivo comum. A prática da cooperaçãoeduca e socializa a pessoa, expande as fronteiras culturais do ser humano, tornando-o mais aberto, flexível, participativo e solidário. 

Tais práticas, quanto mais cedo se instalarem no convívio em sociedade, mais cedo os ideais do cooperativismo se enraizarão na consciência da comunidade

Cooperativismo:

É uma doutrina socioeconômica fundamentada na liberdade humana e nos princípioscooperativos. A cultura cooperativista visa a desenvolver a capacidade intelectual das pessoas de forma criativa, inteligente, justa e harmônica, procurando a sua melhoria contínua. Os seus princípios buscam, pelo resultado econômico, o desenvolvimento social através da melhoria da qualidade de vida e da boa convivência entre seus cooperados.

Juridicamente, as sociedades cooperativas estão reguladaspela Lei federal nº 5.764, de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das cooperativas.







As empresas cooperativas são sociedades de pessoas de natureza civil, tendo forma jurídica própria, constituídas a fim de prestar serviços aos seus associados, distinguindo-se das demais sociedades pelas seguintes características:
 Quadro 1: Sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • COOPERATIVISMO
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!