Convergencia

Páginas: 6 (1342 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
CULTURA DA CONVERGÊNCIA Com os constantes e rápidos desenvolvimentos das tecnologias digitais da comunicação e da informação, as formas de viver dos sujeitos também se modificam, a ponto das práticas sociais estarem em contínua reconfiguração. A digitalização do mundo proporciona que o acesso ao conhecimento seja mais facilitado, uma vez que os indivíduos possuem variadas possibilidades deacesso, buscando o que querem de acordo com seus gostos e suas preferências. A internet é a grande propulsora dessa reconfiguração das práticas simbólicas, pois pode-se criar e transmitir conteúdos independentemente de local, distância, forma, quantidade ou mesmo tempo. O formato digital também permite que vários meios sejam concentrados em um único suporte, deixando de ser exclusivos de apenas umveículo e passando a figurar em vários, tornando-se então realidade, por exemplo, a TV e o rádio na internet e nos celulares. O atual momento de convergência vivido é chamado por Jenkins (2008) de cultura da convergência. Ele faz referência aos meios de comunicação, transformações da indústria midiática, fãs, consumidores produtores e à narrativa transmidiática, sempre relacionando com a hodiernaconjunção da sociedade. O conceito de cultura da convergência é proposto por Jenkins em seu livro que carrega o próprio termo como título. O livro discorre pela relação de três conceitos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva. A convergência é tratada como sendo o movimento contínuo de conteúdos por diversos suportes midiáticos, enquanto que a culturaparticipativa vem contrapor a velha passividade dos espectadores diante dos

meios de comunicação. Por sua vez, a inteligência coletiva refere-se a um processo coletivo, onde as conversas travadas entre as pessoas geram burburinhos, uma vez que cada um sabe um pouco a respeito das coisas, e podese unir esforços para juntar esses conhecimentos (JENKINS, 2008). A convergência não está ligada apenas aosavanços tecnológicos, mas, sobretudo ao processo cultural decorrente deles, que alteram as interações entre os sujeitos, sociais e mercadologicamente.
Meu argumento aqui será contra a ideia de que convergência deve ser compreendida principalmente como um processo tecnológico que une múltiplas funções dentro dos mesmos aparelhos. Em vez disso, a convergência representa uma transformação cultural,à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. [...] A convergência não ocorre por meio de aparelhos, por mais sofisticados que venham a ser. A convergência ocorre dentro de cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com outros. (JENKINS, 2008, p. 27-28)

Para ilustrar essa transformaçãomidiática decorrida pela convergência, Jenkins cita como exemplo uma imagem em que Beto, personagem da série Vila Sésamo, aparece ao lado de Osama bin Laden (Figura 1). No ano de 2001, um estudante americano publicou uma criação onde ele inseriu Beto em uma foto de Osama bin Laden em sua página na internet, dentro de uma série de imagens intitulada “Beto é do Mal”, onde o personagem da sérieaparece ao lado de diversas personalidades, como Hitler, Pamela Anderson, além de também ser membro da Ku Kux Klan. Após o 11 de setembro de 2001 cartazes antiamericanos que continham uma colagem com várias imagens de Osama bin Laden foram distribuídas pelo Oriente Médio e usadas em manifestações.

FIGURA 1 - MONTAGEM DE BETO E OSAMA BIN LADEN

FONTE: http://oqueijoeosvermes.wordpress.com/2008/10Possivelmente os criadores dos cartazes não se deram conta e nem mesmo sabiam, mas estavam fazendo com que o mundo todo entendesse uma ligação entre Beto e a Al-Qaeda, organização de Osama, pois imagens dos manifestantes foram transmitidas pela rede de TV americana CNN. A partir dessa incomum situação, diversos sites foram criados, onde outros personagens da Vila Sésamo eram ligados a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONVERGENCIA
  • Convergência
  • CONVERGENCIA
  • A era da convergência
  • convergência
  • Convergência de mídias e currículo e convergência de mídias
  • Convergencia de redes
  • Convergência de Mídias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!