Contrução civil

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
TRINCAS

Trinca e rachadura são os nomes mais populares. Mas os engenheiros insistem que o correto é chamar de fissura aquela “cicatriz” que eventualmente brota em nossas casas. Quando deparar comuma, saiba que você está diante de um sinal de alerta. A marca pode ser superficial e, portanto, inofensiva – quando atinge a massa corrida ou a pintura. Ou então perigosa, chegando a comprometer aestabilidade da construção – quando afeta a alvenaria e, sobretudo, elementos estruturais: pilar, viga ou laje. Somente um perito é capaz de determinar as causas e apontar as soluções. A vistoria deveser minuciosa, já que uma série de motivos pode originar o problema. A posição da fissura e o lugar onde ela aparece ajudam a indicar as causas e a gravidade do problema.
Os principais problemas parao surgimento de trincas ou fissuras são: mudança brusca de temperatura, variação hidroscópica (superfícies expostas a períodos secos e úmidos também são alvo, já que estão em constante retração edilatação. Um parapeito mais comprido ou uma moldura ao redor da janela resolvem a questão), proximidade entre dois materiais distintos, execução mal feita de reboco, sobrecarga, recalque na fundação.
Aobra Parque Real I, da construtora Emccamp Residencial na qual trabalhei se tratava de uma obra do programa Minha Casa Minha Vida. Eram edifícios de 5 andares com 20 ou 30 apartamentos, de alvenariaestrutural (Paredes de Concreto).
Na Obra Parque Real I, um dos principais problemas enfrentados eram as trincas, que por serem apartamentos de paredes de concreto, quando a estrutura trabalhavaapareciam, principalmente nas quinas de portas e janelas, onde temos um vão livre que ocasiona as trincas. Lembro que na época estávamos estudando sobre as telas que podiam ser implantadas nestes casospara evitar as trincas, mas como a obra já estava no estágio de pintura, já tínhamos passado da fase de implantação destas telas.
Todos os dias que chegávamos na obra era um trinca que aparecia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contrução civil
  • Contrução Civil
  • Contrução civil
  • Contrução civil
  • contruçao civil
  • Contrucao Civil
  • Contrução civil
  • Contrução civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!