CONTROLE DE ENCHENTES OK

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015

1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, houve um intenso crescimento urbano decorrente, dentre outros fatores, da migração de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida, resultando, assim, no inchaço dos centros urbanos.
Junto com esse crescimento, algumas dificuldades surgiram devido à forma como ocorreram o uso e a ocupação do solo. Um desses problemas consiste no aumentosignificativo da impermeabilização dos solos, o que provocou uma demora na infiltração das águas nos terrenos. Outro foi a manutenção de grandes volumes de terras por meio de terraplanagens, provocando assoreamentos e diminuição da capacidade de vazão dos sistemas de drenagem urbana. E, como um terceiro fator, passaram a ser feitas, cada vez mais, canalizações de cursos d’água, causando acúmulose alterações nas vazões naturais das águas.
Todas essas dificuldades propiciaram o acontecimento de grandes inundações e, como forma de combate-las, torna-se importante o planejamento ordenado de todos esses aspectos.
Como reduzir o volume de chuvas não é possível (nem é desejável), torna-se necessário pensar em outras formas de conter o excessivo acúmulo de águas. Em cidades em que o volume médiode chuvas nos meses mais molhados do ano é de cerca de 200 milímetros, ou o equivalente a 200 litros de água, em 1 metro quadrado por mês, tornam-se controláveis os alagamentos. Contudo, às vezes, o volume mensal desaba de uma só vez, em um único dia de chuva intensa, o que ocasiona verdadeiros desastres nos municípios.
Como as vias de escoamento da cidade não dão conta de drenar tanta água e osrios estão cada vez mais estreitos e rasos, o resultado são ruas alagadas, trânsito e todo o caos conhecido.
A partir da pesquisa das enchentes urbanas, o objetivo desse trabalho será analisá-las a fundo, verificar as causas dos alagamentos e propor medidas e novas tecnologias para combatê-las.
O presente trabalho se justifica pela necessidade de diminuir o número de mortes e de destruiçõescausadas pelas enchentes. Não existe fórmula para evitar as enchentes urbanas, mas a proposição de algumas mudanças na estrutura das grandes cidades pode ajudar a minimizar o efeito do excesso de água.
O método proposto para este trabalho será a análise da bibliografia sobre o assunto e, também, a análise dos episódios já ocorridos, diagnosticando suas causas e consequências. O método escolhido foiesse, porque se constitui a melhor forma de entendimento do assunto.





2. CAUSAS DAS ENCHENTES URBANAS
As áreas urbanizadas são as que mais explicitam intervenções do homem no meio natural. As novas edificações, o desmatamento, as canalizações dos cursos d’água, a poluição do ar, da água e a produção de calor acarretam diversos efeitos sobre os aspectos do ambiente. As alterações no meio ambientecausadas pelas atividades nas cidades são sentidas pelas populações, tais como o aumento da temperatura nos centros urbanos, o aumento das chuvas e, por fim, as enchentes. Essa última consequência da urbanização teve como principal causa a construção de edifícios, indústrias, ruas implantadas em áreas de várzeas ou margens dos rios e é, nos dias de hoje, um problema recorrente nos períodos chuvososnas principais cidades do mundo.
As inundações são fenômenos naturais que acontecem quando a ocorrência de chuvas é alta e a vazão ultrapassa a capacidade de escoamento. Em outras palavras, quando a chuva é intensa e constante, a quantidade de água nos rios aumenta, extravasando para as margens (áreas de várzeas). Todos os canais de escoamento possuem essa área de várzea para receber o excesso deágua, quando ela ultrapassa os limites dos canais. Contudo, com as interferências do homem sobre a natureza, as enchentes são intensificadas, devido às alterações no solo, como a urbanização, a impermeabilização, o desmatamento e o desnudamento (eliminação da vegetação).
O processo de urbanização ocasiona mudanças no microclima dos municípios. O constante processo de desmatamento e a construção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle ok
  • Drenagem Urbana e Controle de Enchentes
  • Enchentes
  • Enchentes
  • ENCHENTES
  • Enchentes
  • ENCHENTE
  • enchentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!