ETAPA 4

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015
ETAPA 4

Passo 1 (pesquisar)

Passo 2 ( Ler o artigo)

Passo 3

Conceito de estoque:

Estocar significa, guardar algo para utilização futura. Se a utilização for muito remota tempo, seu armazenamento irá se tornar prolongado: ocupa espaço alugado ou comprado, requer pessoal para guardar, significa capital empatado, precisa ser segurado contra incêndio ou roubo, etc. Em outras palavras terestoque é ter despesas de estocagem. Porém, se a utilização for imediata, provavelmente não haverá tempo para estocar, o que pode acarretar parada na produção, caso ocorra qualquer atraso no fornecimento de matéria-prima. As duas situações extremas são indesejáveis e devem ser evitadas. O segredo está em conhecer o meio-termo e aplica-lo a todos os itens de estoque.
Item de estoque é qualquermatéria-prima, componente, ferramenta ou produto acabado.
As finalidades dos estoques são:
Garantir o funcionamento da empresa, neutralizando os efeitos e demora ou atrasos no fornecimento, sazonalidade no suprimento e riscos ou dificuldade no fornecimento.
Proporcionar economias de escalas por meio de compra ou produção de lotes econômicos e pela flexibilidade nos processos produtivos.


Tipos deEstoques:
Estoque de Matéria-prima
Materiais em processamento
Materiais semiacabados
Materiais acabados (componentes)
Estoque de produto final.

Sistemas de Controle de Estoque:
Existem vários sistemas de controle de estoque, cada qual com característica próprias, vantagens e limitações. No entanto, três sistemas básicos se destacam: sistema de duas gavetas ou estoque mínimo, de renovação periódica ede estoque para fim especifico.
Sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo: esse sistema baseia-se no critério de guardar o material em duas gavetas (ou em dois lotes separados): usa-se o material da primeira gaveta, quando esse material acabar e for necessário usar o da segunda gaveta, está na hora de fazer um pedido de renovação de estoque.
Sistema de renovação periódica: é o sistema decontrole de estoque em que a renovação é feita em períodos de tempo previamente estabelecidos.
Sistema de estoque para fim especifico: esse sistema também é chamado de controle materiais, para ser diferenciado dos dois sistemas de controle de estoque anteriormente citados. É o sistema de estoque mais individualizado, é geralmente utilizado para atender um plano de produção mais especifico.
Aclassificação dos produtos no estoque, de acordo com sua importância para a empresa é uma tarefa essencial para evitar a perda de itens prioritários ou a necessidade de se livrar deles de forma apressada. Atualmente, existem sistemas informatizados que contribuem para a melhoria desse processo, dispensando as planilhas e aumentando a produtividade.
Os estoques são classificados segundo o volume de suasquantidades ou do seu valor monetário. Podemos agregar os itens de estoque conforme o valor requisitado em três classes separando-as em três letras ABC.
As letras ABC servem para classificar cada grupo de item estocado, levando em conta a quantidade armazenada e seu respectivo valor (custo):
A: são os itens de alta prioridade. Corresponde a 80% do valor do estoque distribuídos em 20% dos itens;
B:são os itens intermediários. Representa 15% do valor disseminados em 30% dos itens;
C: são os itens de baixa prioridade. Condiz a 5% do valor partilhado em 50% das mercadorias.

Passo 4 (Relatório)

Para finalizar e apresentar o resultado das análises que o grupo encontrou nas etapas anteriores do nosso trabalho, vamos mostrar a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção(PPCP) para as empresas. O estudo tem como virtude demonstrar como funciona o sistema de PPCP e facilitar o aprendizado e o entendimento dos princípios que determinam o funcionamento dos sistemas de produção.
Vimos que tudo que iremos fazer tem que ser planejado e em uma empresa não é diferente, pois é uma forma de administrar suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. O PPCP é uma forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etapa 4
  • Etapa 4
  • Etapa 4
  • Etapa 4
  • ETAPA 4
  • Etapa 4
  • Etapa 4
  • Etapa 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!