Contribui o de Max Weber as Organiza es

Páginas: 2 (253 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Contribuição de Max Weber as Organizações

Modelo Burocrático da Organização ( Max Weber)
Ao contrário de Taylor e Fayol, Max Weber não é um gestor profissional, mas sim umacadémico alemão – sociólogo.
Weber vai aplicar às organizações o seu método de análise que consiste na definição de um tipo ideal de organização. A organização “weberiana”,apelidada de burocracia , é do tipo racionalizada em que existe predeterminação total a todos os níveis.
Uma vez definidos os objetivos e atividades da organização épossível formular um sistema de regras e de papéis a serem desempenhados por todos os membros da organização. O indivíduo tem apenas de seguir comportamentos prefixados, geralmentepor escrito. Tudo está definido e todas as situações estão previstas – para todas as perguntas há uma resposta.
Apesar da carga negativa que existe hoje associada à palavraburocracia, a Burocracia de Weber assentava num conjunto de características que são cruciais para a sua sustentabilidade e funcionalidade que ainda hoje estão presentes nasorganizações, nomeadamente:
- A avaliação e seleção dos funcionários;
Remuneração regular dos funcionários, Carreira Regular dos funcionários;
Separação da propriedadedo cargo;
Divisão do trabalho;
Hierarquia da autoridade.
Uma organização assente nos princípios de Weber tem um grande perigo : a passagem das regras de funcionamento aobjetivos da organização, sendo os verdadeiros objetivos esquecidos pelos colaboradores, e apresenta ainda várias disfunções como o excesso de formalismo, a resistência a mudanças,a despersonalização do relacionamento, a super-conformidade com rotinas e procedimentos e a grande dificuldade no atendimento a cliente e conflitos com o público.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribui O De Max Weber C Pia
  • PAPER AS CONTRIBUI ES DA TEORIA DA ADMINISTRA O CL SSICA NAS ORGANIZA ES
  • CONTRIBUI ES DE
  • Max weber
  • max weber
  • Max Weber
  • Max Weber
  • Max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!