contos de fadas

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Objetivos
O presente trabalho objetiva em explanar a contribuição das histórias infantis no desenvolvimento emocional da criança, a partir da análise de um conto fantástico contemporâneo sob a ótica principalmente do referencial teórico psicanalítico. Procura ainda proporcionar uma reflexão aprofundada aos educadores sobre a importância dos contos de fada na infância, em que este artigo vem aservir como estratégia para uma maior fundamentação teórica de tais profissionais.
Justificativa
A atual sociedade é marcada pela fluidez das relações, ou seja, as pessoas investem pouco tempo no sucesso de relacionamentos, na qualidade do lazer familiar (Bauman, 2004), os valores almejados nesta sociedade estão muito mais relacionados ao bem material do que, por exemplo, nas amizades. Nestecontexto, tais valores refletem na escolha dos pais em valorizarem as escolas que preparam seus filhos desde pequenos para os processos seletivos das grandes universidades. A criança, assim, é inserida rapidamente no mundo do adulto, em que somente a razão e o intelecto são estimulados, desconsiderando por vezes os aspectos emocionais intrínsecos ao desenvolvimento da criança (MORABITO, SEI &ARRUDA, 2012).
Segundo Morabito et al. (2012, p. 69) “o simples brincar, o fantasiar da criança em suas histórias de ‘faz de conta’, o ‘tempo livre’ no contexto escolar que poderia ser destinado às brincadeiras, aos jogos, ao movimentar-se, deixam de ser valorizados por pais e profissionais”. Em contrapartida a isso, as narrativas de gênero fantástico, como os contos de fadas, são capazes detransmitir as crianças discussões atemporais de valores fundamentais como: o bem e o mal, o belo e o feio, o certo e o errado etc. (BETTELHEIM, 1980). As crianças devem vivenciar experiências com a realidade, é importante ler às crianças histórias fantásticas provocadoras de sentimentos como alegria e/ou medo. O medo e tantos outros sentimentos capazes de causar conflitos presentes na vida devem sermostrados e discutidos com as crianças, porém não de forma explicita como em um noticiário. Por meio do simbolismo presente nas narrativas fantásticas introduzindo as crianças a realidade, adequada a sua idade (LEWIS, 2009).
Deste modo, o trabalho propõe-se a analisar um conto de gênero fantástico buscando identificar nele toda sua simbologia contida e demonstrar como todo esse aparato simbólico écapaz de influenciar no desenvolvimento da criança na construção de valores fundamentais para o indivíduo perante a sociedade e como isso reflete na sua própria personalidade nas experiências do mundo.
Referencial Teórico
Na antiguidade, o homem precisou procurar uma explicação para si mesmo do mundo e dos “fenômenos” que aconteciam dos quais não possuíam conhecimento e controle. Os homens nesseperíodo não escreviam, sendo assim buscaram explicar os aspectos essenciais da realidade, principalmente os “fenômenos”, através do pensamento mítico que surgiu da linguagem falada como a primeira forma do narrar artístico do homem. Nos mitos e lendas os homens conservavam suas lembranças e valores, uma tradição cultural que configura a visão de mundo de um determinado grupo, a sua maneira devivenciar a realidade. O mito caracteriza-se por um tipo especial de discurso, o discurso fictício, ou seja, o apelo ao sobrenatural para explicar a realidade (GÓES, 1984 & MARCONDES, 1997).
Góes (1984, p.66) explica que “da palavra viva e animada surgiu o mito, e deste nasceu o conto”. A autora argumenta ainda que problemas como de poder e/ou trabalho estão na base de todos os contos,demonstrando que essa narrativa não é somente criação da imaginação, “mas nasceram de acontecimentos reais que o povo recolheu e guardou e que mais tarde formaram, na base, a moral das sociedades” (1984, p.64).
Dos contos as fadas brotaram, como representação da concepção trágica e íntima da alma humana, do seu destino. Criaturas mágicas de origem pagã que formavam uma sociedade livre. Não mais visava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contos de fadas
  • Conto de fada
  • Contos de Fadas
  • contos de fadas
  • Conto de Fada
  • O que é conto de fadas?
  • contos de fadas
  • Contos de fadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!