Contos de Fadas
“A fantasia dos contos de fadas é fundamental para o desenvolvimento da criança. Há significados mais profundo nos contos de fadas se contam na infância do que na verdade que a vida adulta ensina. É por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com essas sensações “(RESSUREICAO,2007:P.1)
Através da fantasia, as crianças tem maior facilidade de compreensão, pois ela é capaz de se aproximar mais da maneira como veem o mundo, já que ainda são incapazes de compreender respostas realistas.
As crianças dão vida a tudo: ao sol, a lua a todos elementos do mundo, da natureza e da vida. Nas histórias, elas se identificam facilmente com os problemas dos personagens, sendo isso fundamental para seu desenvolvimento emocional segundo RESSUREICAO,2007
Segundo o dicionário IMAGINACAO significa faculdade do conhecer e criar; pensamento imaginário; fantasia.
Imaginar é evocar seres, coloca-los em determinada situação e faze-los viver como se quer, onde Tudo é possível, Tudo acontece. Na nossa vida cotidiana, imaginar é uma atividade paralela à ação que exercemos ligadas a realidade. A imaginação é um processo, o imaginário é seu produto Segundo Postic(1993)
A criança expressa seu imaginário pelo gesto, pelo corpo e só depois que ela começa a utilizar o desenho, a pintura e narração. O brincar de faz-de-conta por exemplo depende grande parte do desenvolvimento cognitivo da criança e ele começa a aflorar na criança mais ou menos a partir do segundo ano de vida, onde os brinquedos são utilizados para seus propósitos reais :a criança utiliza de objetos como uma colher para “comer”, ou um pente de brinquedo para pentear o cabelo.
Aproximadamente com um ano e meio o receptor da ação de faz-de-conta agora passa a ser uma outra pessoa ou um brinquedo, em especial uma boneca. (BEE,2003)
A criança passa a encenar com este objeto simbólico que no caso