Contos de edgar allan poe

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Para mim, nenhuma lista de contos essenciais está completa sem Edgar Allan Poe. Este norte-americano é responsável por uma das coletâneas de contos mais interessantes que já passou pelas minhas mãos:Histórias Extraordinárias. Confesso que conheci Poe tardiamente, através de meu marido que, de tanto insistir, me pôs a ler esta coletânea. Foi amor ao primeiro conto.

O que faz de Edgar Allan Poeessencial é sua maestria em ambientar suas cenas. Ele constrói a tensão aos poucos, engajando o leitor a desvendar o próximo passo, o próximo parágrafo, o próximo barulho estranho. E essa ambientaçãoestá especialmente presente em O Barril de Amontillado. Neste conto, Montresor, um conaisseur de vinhos italiano e narrador da história, decide vingar-se de um desafeto – Fortunato – após uma sériede insultos e lesões (não claro se físicas ou psicológicas).

Montresor planeja com cuidado sua vingança de modo a permanecer impune. Ao encontrar Fortunato em meio às comemorações italianas decarnaval, ele desperta uma espécie de desejo mórbido neste ao mencionar en passant que em sua adega haveria um barril de Amontillado de origem escusa. Fortunato, também ele conaisseur, e dos maisapaixonados, não se faz de rogado e – contra diversas invectivas habilmente formuladas por Montresor – se decide a provar o tal do Amontillado.

Vestido como um Bobo da Corte, com direito ao chapéu comguizos, Fortunato acompanha Montresor à sua adega. Esta é ampla, vasta, e formada por várias celas, que vão diminuindo e ficando cada vez mais tomadas pela umidade e pelo salitre. Fortunato, sem estarvestido de acordo para um ambiente frio, começa a sentir os efeitos de respirar um ar intoxicado, e apoia-se mais e mais no braço de Montresor. Ao chegar na última sala, decorada à moda das catacumbas deParis, eis que Fortunado encontra não o barril de Amontillado, mas a vingança do protagonista.

Todo este enredo é construído basicamente em torno de um singelo diálogo entre Fortunato e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Releitura do conto de Edgar Allan Poe
  • resumo dos contos de edgar allan poe
  • Atividade dos contos de Edgar Allan Poe
  • Edgar Allan Poe: Contos de Terror
  • Resenha Contos Edgar Allan Poe
  • 3 contos de edgar allan poe
  • Análise Estrutural do Conto Ligéia de Edgar Allan Poe
  • Análise de poemas e conto de Edgar Allan Poe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!