contismo

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Dentro das escolas Italianas várias correntes de pensamentos contábeis se desenvolveram, tais como:
• Contismo
• Personalismo
• Neocontismo
• Controlismo
• Aziendalismo
• Patrimonialismo.

OCONTISMO: Seus defensores adotam como idéia central o mecanismo das contas, preocupando-se basicamente com seu funcionamento e subordinando-as aos métodos de escrituração. Foi a primeira escola depensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade.

Esta corrente de pensamento contábil teve excepcional aceitação na França, onde foram elaboradas diversas teorias sobre contasgerais, destacando-se os trabalhos de Jacques Savary e de Edmundo Degranges.

Savary procurou elaborar um processo de partidas dobradas que se adaptasse às disposições da “ordenança do comércio domês de março de 1675”, enquanto que Degranges lançou a teoria das cinco contas, na qual enumerava os cinco principais efeitos que servem de meio de troca no comercio, que são:

-Mercadoria
-Dinheiro-Efeito a receber
-Efeito a pagar
-Lucros e perdas

A discrição de conta é a impressão de um fenômeno esperado ao patrimônio Aziendal (empresarial) por influência do sujeito Aziendal de seusadministradores, quer direta, quer indiretamente, as contas, portanto são expressões de fatos e tais fatos é que devem formar objeto da Ciência Contábil. Através desta corrente de pensamento observam-se osprimeiros passos da escola patrimonial


Por que os postulados da Entidade e da Continuidade são tratados como pilares da
Contabilidade?
R. Inicialmente devemos entender o conceito de postulado.Para Iudícibus e Marion postulado “...são dogmas ou premissas que não precisam ser demonstrados, comprovados ... é a exposição de uma verdade que não está sujeita a verificação...” . Entendido o queseja postulado, a Contabilidade não existe sem a Entidade (pessoa física ou jurídica) que é constituída para durar por prazo indeterminado, é um empreendimento em andamento, em Continuidade. Estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!