logistica reversa

Páginas: 12 (2979 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de setembro de 2013. Atualizado às 21h43
Logística reversa para lixo eletrônico aguarda definição de regras no País
Quase três anos após criar a lei de resíduos sólidos, o Brasil ainda patina no destino de seu lixo eletrônico. Agora governo, indústria, varejo, consumidores e recicladores negociam regras para começar a reduzir o passivo ambiental
PatríciaComunello
MARCOS NAGELSTEIN/JC

Durante 24 horas, duas mil toneladas de lixo são acumuladas, parte delas formada por eletrônicos
A estação de transbordo do lixo, encravada em um terreno na Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre, poderia muito bem figurar num roteiro de turismo ambiental. Em meio ao vaivém de caminhões da coleta diária, o funcionário do Departamento Municipal de LimpezaUrbana (DMLU) Norberto dos Santos Cardoso apontaria ao visitante as atrações da tecnologia moderna que brotam sob as montanhas de resíduos, que, em 24 horas, acumulam duas mil toneladas a serem transferidas ao aterro sanitário em Minas do Leão, a 100 quilômetros de distância.

Teclados intactos ou destroçados, impressoras, rádios, partes de televisores, geladeiras e celulares, além de outros“quitutes” eletrônicos. “Isso faz mal ao meio ambiente e à saúde da gente que trabalha aqui, pois muitos têm líquido ou gás que vaza. Será que as pessoas não sabem?”, lamenta o funcionário, que, há cinco anos, atua na estação e ainda se surpreende ante o descuido de quem reside na cidade.

A Capital até tem alguns escassos locais criados pelo DMLU para receber equipamentos que não servem mais aosseus donos. Com a facilidade de comprar ou o alto custo para consertar, cada vez mais as pessoas se desfazem de aparelhos para substitui-los por novos. A consultoria Inventta buscou dimensionar o tamanho da logística reversa para Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) no Brasil para telefones móveis. O estudo, elaborado em 2012, apurou que 100 toneladas poderão ser descartadas esteano considerando o peso médio dos celulares vendidos em 2010, cuja vida útil é de três anos. Este será apenas um item da família da linha verde dos REEE, identificada com o segmento de informática, que poderá fazer parte do cenário de lixões e aterros. O Comitê Orientador para implantação da Logística Reversa no País (Cori), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), publicou, neste mês,o edital de chamamento de propostas dos procedimentos que revertam o destino do lixo eletrônico, cujo volume descartado é ignorado.

“A negociação para obter um acordo setorial é muito mais complicada. Temos de resolver o Brasil inteiro, desde o consumidor, a coleta, o transporte, a reciclagem e o reaproveitamento de partes”, justifica Zilda Maria Faria Veloso, gerente de Resíduos Perigososdo MMA. Zilda cita que as tratativas com entidades empresariais da indústria e comércio, de recicladores, ambientalistas e consumidores apontam para uma implantação escalonada, começando pelas capitais e grandes cidades e avançando aos poucos sobre o Brasil. “Há problemas, e entendemos as complicações, pois temos de lidar desde um MP3 até um tomógrafo. Não podemos exigir que uma loja em umshopping center recolha eletrodomésticos usados. Precisamos de estratégias para grandes volumes, o que é diferente de ter recolhimento de celulares”, ressalta a gerente do MMA.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que está no grupo dos REEE, cobra a definição de regras. O pesquisador do organismo João Paulo Amaral considera “um absurdo a demora em obter um acordo” e sugere que aresistência de setores da fabricação e varejo em incluir eletroeletrônico no rol dos alvos da política nacional retardou as negociações. Os grupos setoriais para tratar de cada tipo de resíduo - que incluem o de embalagens de óleos lubrificantes e lâmpadas fluorescentes – foram criados em maio de 2011. No ano passado, foram inseridas mais duas cadeias – de medicamentos e embalagens em geral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!