Consorcio Modular

Páginas: 40 (9895 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Consorcio Modular
O consórcio modular se baseia na repartição da responsabilidade no processo produtivo. Os (fornecedores) planejam a logística interna como descarga do caminhão junto com a montadora e o operador logístico.
Os “parceiros-moduleiros” são responsáveis pelo fornecimento de todos os recipientes e depósitos universais especiais que são necessários para a circulação entre osfornecedores, fornece as estantes e utiliza os sistemas de logísticas
Uma tendência na manufatura é o crescente uso de parcerias estratégicas e acordos de cooperação entre diferentes organizações, para trabalharem juntas na produção e distribuição de produtos. Como consequência, a unidade competitiva passa a ser grupos de firmas trabalhando juntas, a fim de maximizar as sinergias entre todas as partesda cadeia produtiva, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente, seja por meio da redução dos custos ou da adição de mais valor aos produtos finais.
O consórcio modular implementado pela VW do Brasil, em parceria com sete fornecedores é um exemplo clássico da tendência de integração entre participantes de uma cadeia de suprimentos. Após analisar os resultados da pesquisaconclui-se que a adoção do modelo de consórcio modular, pela Volkswagen caminhões e ônibus, foi uma decisão estratégica de sucesso. Uma vez que, na época da implementação da fábrica, a montadora não possuía sólidos conhecimentos em manufatura de caminhões, que possibilitassem a construção de uma planta em um curto período (pouco mais de um ano). Soma-se o fato de que os parceiros escolhidos contribuíramcom o conhecimento de seus sistemas, bem como com capital para a (implantação) da nova fábrica (aproximadamente um terço de todo capital investido).
Esse modelo resultou em uma taxa de produtividade 211% maior se comparada com a
sua principal concorrente. Vale ressaltar que esse valor poderá atingir 306% caso a
capacidade total de produção seja utilizada. Tais valores de produtividade estãorelacionados à um reduzido quadro de funcionários, sendo que a fábrica de Resende possui 4,5 vezes menos funcionários em relação à Mercedes-Benz do Brasil, sua principal concorrente.
Além disso, apesar de se tratar de um conceito “enxuto” de produção emergiram na
cidade de Resende iniciativas de mobilização e intervenção da sociedade, no sentido de
modificar a política industrial e fomentaratividades de colaboração visando o desenvolvimento da região.

Conclusões
Os índices de vendas, os ganhos de market share e os indicadores de desempenho mostram que a produção modular, o trabalho em parceria com fornecedores chave, está dando certo . Uma vez que uma parceria extremamente significativa já foi estabelecida e que os parceiros não são fornecedores convencionais, mas sim fornecedores queparticipam interativamente da montagem do veículo, a situação ideal seria de que o contrato com os fornecedores pudesse ser renovado.
Para os atuais parceiros, apesar de em um prazo de cinco anos os investimentos já estarem amortizados, seria péssimo perder o negócio atual. Uma vez que os mesmos estejam tendo lucro e que este negócio traz grande credibilidade aos fornecedores devido ao fato deser extremamente inovador o melhor seria que ambos os lados, clientes e fornecedores renovassem o contrato de modo a haver uma negociação positiva para ambos os lados.
No caso de uma renovação contratual, apesar da VW permanecer com os ferramentais dos fornecedores, todo um trabalho de revalidação de produto teria que ser refeito e isto significaria muitos gastos para a montadora. Além disso,deve-se levar em conta o comprometimento do atual parceiro que investiu e apostou, juntamente com a montadora, em um negócio de grande risco.
O comprometimento de todos os envolvidos é um dos elementos centrais do relacionamento. Pode ser definido como um desejo em desenvolver um relacionamento estável, uma tendência em realizar sacrifícios de curto prazo para manter o relacionamento. Além do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consorcio modular
  • Consórcio modular
  • consorcio modular
  • Consorcio Modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!