Considerações Finais

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Considerações Finais

A avaliação será realizada de maneira contínua, observando a participação e interesse de todos, bem como a realização das atividades propostas e observação das ações e atitudes das crianças.

O planejamento semanal da professora do Maternal II do turno vespertino está de acordo com sua prática em sala de aula, que é desenvolvida sob o enfoque sociointeracionista, onde ésempre valorizada a interação professor-aluno.
Nas aulas observadas houve a retomada dos conteúdos trabalhados anteriormente, reforçando ainda mais o que foi aprendido. A professora leva sempre em conta o conhecimento prévio dos alunos, relacionando os temas trabalhados ao cotidiano deles, com atividades claras e de fácil visualização e que são corrigidas individualmente no caderno do aluno oucoletivamente no quadro.
É usado durante as aulas materiais diversificados, como jogos, livros didáticos, livros de literatura infantil e brinquedos de montar, tornando a aula ainda mais prazerosa e estimulante para os alunos, que se sentem envolvidos na sua aprendizagem.
Os conteúdos são apresentados de maneira interdisciplinar, abordando diversas áreas de conhecimento, o que facilita acompreensão do mundo real, em sua totalidade.
Há presença constante da leitura, principalmente no começo da aula, onde a professora conta sempre boas histórias, que trazem valores e levam os alunos a viajarem, fazendo daquele momento, ser um dos mais esperados pelas crianças.
Quanto ao planejamento aqui apresentado é registrado em um caderno normal, contendo os conteúdos exigidos no planejamento anual.Nele os procedimentos metodológicos respeitam a individualidade das crianças e sempre cumpre com o esperado pela professora.
A avaliação utilizada é a mesma todos os dias, observando o interesse e a participação de cada aluno. São consideradas também as atividades realizadas durante as aulas, onde o aluno é avaliado individualmente pelo o que ele conseguiu fazer nessas atividades.
Durante aentrada e a saída dos alunos da sala de aula para ida no banheiro, refeitório ou pátio, eles são organizados em filas, sempre cantando alguma música. Dentro da sala de aula são organizados em grupos de alunos.
Todo inicio de aula é marcado por acolhimento, com orações e cantos. A frequência dos alunos é realizada sem registros, apenas fazem a chamadinha colocando os nomes dos alunos presentes visíveispara todos, para que reconheçam o nome nos mais diferentes lugares.
A professora respeita a idade dos alunos, que estão, segundo a teoria de Piaget na segunda etapa do período pré-operatório, que vai dos quatro aos sete anos. Essa etapa é caracterizada pelo raciocínio intuitivo, onde a criança ainda está presa aos objetos e às aparências, fixando-se no que vê. Desse modo, é importante que oprofessor exponha à criança a diferentes objetos e símbolos para melhor desenvolver sua aprendizagem.
Foi observada também uma organização nos horários para a prática da higiene, planejamento de brincadeiras com música e uma diversidade de conteúdos e áreas trabalhados durantes as aulas, tornando o relacionamento entre aluno e professor cada vez mais harmonioso.
Nesta relação nota-se ainda umambiente de afetividade, onde o professor escuta as solicitações dos alunos em clima de cooperação e interação. Os alunos respeitam o professor, sem ter medo dele, evidenciando atitudes que valorizam a ética e o respeito mútuo.
Contudo, a aula ministrada mostra que a formação teórica da professora, foi realizada com sucesso, pois sua pratica pedagógica está de acordo com as teorias, que marcam estecomeço de século como o construtivismo e o interacionismo, onde o aluno não é visto como um ser passivo, mas ativo, que contribui para sua aprendizagem.


Plano de aula- acalantos
Objetivos
- Ampliar o repertório de canções de ninar que pais e professores cantam para as crianças.
- Aproximar os pais da escola, com troca de informações sobre o que os pequenos ouvem em casa na hora de dormir....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Considerações finais
  • Consideraçoes finais
  • Considerações Finais
  • Consideracoes finais
  • consideracoes finais
  • considerações finais
  • Considerações finais
  • Considerações finais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!