a escassez da agua

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A escassez da água
O objetivo inicial, é o de debatermos uma noticia e associa-la com algum tema abordado em sala de aula, de qualquer matéria. Optamos por economia e subentendemos com os temas associados para analise, pois vimos que a economia estuda sobre os recursos naturais limitados e que não são disponíveis em abundância. E que analisa uma forma de utilizar estes recursos de modoeficiente, afim de suprir as necessidades primarias e secundarias da população.
Seca em SP: chuva ainda é incógnita para meteorologistas
"Não temos evidência que a próxima estação chuvosa seja abundante", afirma especialista
Estação chuvosa pode ser, novamente, de seca Daia Oliver/R7
Aguardado como a solução a curto prazo para amenizar a crise hídrica na Grande São Paulo e em parte do interior doEstado, o volume de água que chegará aos mananciais paulistas ainda é uma incógnita para pesquisadores do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que reúne as melhores informações da área no País.
Segundo José Marengo, pesquisador do Inpe, o cenário hídrico poderá não sair como o esperado.
— Não tem nada que indique um atraso naschuvas no Sudeste, porém, não temos nenhuma evidência que a próxima estação chuvosa seja abundante. Ainda assim, precisaria ser muito abundante para ajudar a recuperar os mananciais. Infelizmente, a previsibilidade para esta região ainda é baixa e precisamos aguardar novos modelos de previsão climática.
Tradicionalmente, a estação chuvosa no Sudeste tem início em outubro e vai até abril. SegundoMarengo, no caso da região onde ficam das represas do Sistema Cantareira, o problema que culminou na atual crise hídrica não foi o atraso das chuvas em 2013, mas a baixa pluviometria registrada entre dezembro e fevereiro, meses que concentram 40% da chuva de todo o ano.
— Ainda temos de esperar como vai evoluir o padrão climático. Realmente, é muito difícil dizer hoje quando vai chover.
Diantedesse cenário, o CPTEC indica que a probabilidade de chover abaixo, dentro e acima da média entre setembro e novembro no Sudeste é a mesma. Já para a temperatura, os dados apontam uma probabilidade maior para que ela fique acima do normal na região.
Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável pelo abastecimento de água em 364 dos 645 municípios paulistas,quanto maior a temperatura, maior o consumo. Para a estatal, foi a combinação de temperaturas recordes no último verão com a pluviometria mais baixa da história que levou à atual crise da água.
Quanto ao fenômeno climático El Niño, que provoca seca no Norte do País e chuvas intensas no Sul, Marengo disse que seu impacto no Sudeste "é difuso". Segundo o Cptec, os dados indicam o estabelecimentoda condição do El Niño no Brasil com intensidade de fraca a moderada.(Daia Oliver/R7 2014)

Ao falarmos escassez de água, estamos sem dúvida nos referindo a uma série de aspectos negativos que influenciará na economia do país
No total o brasil consome 356 bilhões de metros cúbicos por ano- é o quarto maior consumo do mundo, perdendo para china, a índia e os Estados unidos. Estamos tãoacostumados com a fartura de recursos que talvez nada disso assuste. (Mariana Segala, 2014 p. 2)
Vemos a água em quantidade limitada, quando em outros momentos a mesma era um bem livre distribuído em abundância, fato este que vem atingindo as atividades econômicas, tais como a redução do ritmo de produção, que é o que ocasiona grande parte das demissões, aumentando assim a taxa de desemprego dapopulação, devido o grande numero de empresas que tiveram suas atividades encerradas por falta deste recurso. Gerando assim, uma população ativa, porem não atuante na atividade econômica.
Segundo Eduardo San Martin, diretor de meio ambiente da entidade patronal, a região de Campinas, com seus 5,5 milhões de habitantes, é uma das mais prejudicadas. As indústrias são abastecidas pela Bacia do PCJ -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escassez de Água
  • Escassez de Água.
  • Escassez da água
  • Escassez de água
  • ESCASSEZ DE ÁGUA
  • escassez de água
  • Escassez da água
  • Escassez da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!