Consequ ncias do stress Ocupacional no trabalho e na sa de

640 palavras 3 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Luciana Braz da Luz Pereda

“Consequências do stress Ocupacional no trabalho e na saúde.”

Porto Alegre
12/05/2015

1) Conceitue Burnout: é uma síndrome psicológica que tem uma reação prolongada dos estressores interpessoais crônicos, precedido do esgotamento físico e emocional intenso, cuja causa está ligada a vida profissional.

2) Descreva as três principais dimensões da Síndrome de Burnout:
- Exaustão: refere-se a um individuo além dos seus limites de recursos físicos e emocionais. Os indivíduos se sentem esgotados, sem nenhuma forma de reposição, fazendo com que precisem de energia para enfrentar mais um dia, ou mais um problema. Queixas como: “Estou exausto e com muito trabalho para fazer” surgem seguido. As principais fontes disto são: sobrecargas de atividades e conflitos no ambiente de trabalho.
- Ceticismo: refere-se a uma reação negativa e insensível dos diversos aspectos do trabalho. Ela se desenvolve em resposta a sobrecarga de exaustão emocional. Quando ocorre dos indivíduos estarem fazendo muitas atividades, acabam se retraindo e reduzindo o que estão fazendo. Na medida em que essa dimensão vai se desenvolvendo, as pessoas vão perdendo a vontade de dar o seu melhor, e passando assim a fazer o mínimo possível.
- Ineficácia: refere-se as sensações de incompetências e a falta de realização e produtividade no trabalho. Isso ocorre por conta da falta de apoio social e por falta de oportunidades de desenvolvimento profissional. Essa dimensão faz com que os indivíduos pensem que erraram na escolha da sua profissão, com perguntas do tipo: “O que estou fazendo? Porque estou aqui?” E acabam pensando que se tornaram pessoas ruins.

3) Explique os motivos pelos quais as empresas devem se preocupar com o Burnout no emprego: as empresas devem se preocupar com o Burnout no emprego, pois podem

Relacionados

  • APOSTILA M DULO I
    19188 palavras | 77 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • trabalho
    173860 palavras | 696 páginas