Conjunto nacional

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
"População de 50.000 pessoas poderá transitar, dentro em breve, numa pequena-grande cidade que se contrói em plena Avenida Paulista, na capital bandeirante. No quarteirão compreendido pelatradicional via e as ruas Augusta, Padre João Manoel e alamenda Santos, ultimam-se as obras da parte comercial do "Conjunto Nacional", arrojada realização arquitetônica, de características e finalidadesinéditas, distinada a marcar nova etapa nos impulsos de progesso Piratininga.
O grande empreendimento poderá ser dividido em três partes distintas, que se interligam por perfeito sistema de locomoção:comercial, residencial e de diversões." Anúncio "Uma Pequena-Grande Cidade será o Conjunto Nacional" publicado em Novembro/1957.

No início dos anos 50, revelando ser um empresário que estava à frente doseu tempo, José Tjurs planejava idealizar em São Paulo um grande edifício, que deveria reunir em um único espaço um hotel, restaurantes, bares, cinemas, lojas comerciais e de prestação de serviços,além de escritórios e apartamentos residenciais com serviço de hotelaria. Também queria ver a Paulista tornar-se a Quinta Avenida de São Paulo. Mas, para tanto, alguém precisava dar o passo inicial, eesse alguém seria ele.
A primeira providência foi comprar a mansão que pertencia à família de Horácio Sabino, que ficava exatamente na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Para concretizar oaudacioso empreendimento, Tjurs realizou uma espécie de concurso para a elaboração do projeto, que teve a participação de diversos arquitetos. Para surpresa dos concorrentes, foi escolhido o projetode David Libeskind, de apenas 26 anos, recém-formado e quase desconhecido.
Ao iniciar as obras, em 1954, Tjurs dava a largada para a futura ocupação comercial da avenida. A lâmina horizontal,concluída em 1958, cobria todo o andar térreo, que formava uma ampla galeria onde se cruzavam quatro amplos corredores que formavam uma praça de 1.600 metros quadrados, com entradas pela Avenida Paulista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conjunto habitacional nacional
  • Analise Conjunto Nacional
  • Estudo de Caso
  • Sendai x Conjunto Nacional Comparação entre as duas obras
  • conjuntos
  • Conjuntos !
  • conjuntos
  • Conjunto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!