Confiabilidade

Páginas: 9 (2002 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DA CONFIABILIDADE E OS CONCEITOS BÁSICOS DE DISTRIBUIÇÃO DE WEIBULL


RESUMO
Diante de um mercado altamente competitivo, onde os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, e os produtos, por sua vez, cada vez mais complexos, as empresas vêm sentido a necessidade de modernização das suas linhas de produção; entretanto mostra-se necessário que talmodernização venha acompanhada de procedimentos que, baseados em informações quantitativas, sejam capazes de otimizar a utilização e a manutenção desses novos meios produtivos.
Nesse sentido, impulsionada pelo surgimento de softwares, especialmente desenvolvidos para facilitar a resolução de cálculos e para gerar relatórios instantâneos, a engenharia de confiabilidade vem ganhando cada vez maisdestaque, uma vez que tem como principal objetivo estabelecer, através de modelos estatísticos, o tempo no qual um sistema estará disponível, informação fundamental tanto para a proposição do tempo de garantia de um determinado produto quanto para a gestao da manutenção de um ambiente fabril.
Sendo assim, esse trabalho tem como objetivos: apresentar os conceitos básicos da engenharia deconfiabilidade; destacar como sua utilização pode contribuir significativamente no processo de tomada de decisão associado à gestão da manutençao industrial.

PALAVRAS–CHAVE: engenharia da confiabilidade, distribuição weibull.
































1- INTRODUÇÃO
1.1- A gestão da manutenção como Instrumento de Competitividade

As frequentes mudançasocorridas na economia têm levado as empresas a procurarem diferenciadores em seus processos produtivos. Não basta somente produzir a um menor custo, deve-se agregar ao produto qualidade, preço e prazo de entrega (Slack 2008). Neste sentido, as empresas devem projetar produtos que tenham o máximo de valor agregado com custos reduzidos, a fim de aumentar a produtividade. Segundo Teixeira (2004), aprodutividade de um produto pode ser descrita pelo quociente entre qualidade e custos. Uma vez que os padrões de qualidade são ditados pelos clientes, que a cada dia tornam–se mais exigentes, para uma empresa tornar-se produtiva, ela deve minimizar seus custos de produção. Portanto, para se desenvolver e para se tornar mais eficiente, mostra-se necessário que um grande esforço seja empenhado à gestãoda manutenção.
Desta forma, de acordo com Teixeira (2004), a manutenção tem evoluído significativamente, deixando em segundo plano o papel de conservar (consertar ou reparar) priorizando o foco em manter (prevenir, corrigir). Segundo esse mesmo autor, na busca de uma maior produtividade, a gestão da produção trilhou os seguintes passos evolutivos:

I - Manutenção de crises: Reparar quandofalhar;

II - Manutenção Preventiva: Reparar antes que falhe;

III - Manutenção Preditiva: monitorar e reparar somente na eminência de falha;
A seguir, serão abordados esses aspectos.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- Confiabilidade: Conceitos Teóricos
Sob o enfoque da manutenção preventiva mostra-se indispensável a utilização de ferramentas quantitativas capazes de mensurar o risco defalha de um dado componente. Freitas e Colosimo (1997) definem confiabilidade como sendo “a probabilidade de um item desempenhar satisfatoriamente a função requerida, sob condições de operação estabelecidas, por um período de tempo predeterminado”. Uma vez que a confiabilidade e o tempo de falha de um dado componente são eventos complementares, fica evidente a relação entre o estudo de confiabilidadee o sucesso da manutenção preventiva.
Matematicamente, a confiabilidade é descrita segundo a Equação 1:

(1)

onde:
C (t) é a confiabilidade; f (t) é a função da densidade de probabilidade (f. d. p.) e t é o período de vida útil;
Dentre as funções de densidade de probabilidade existentes, a distribuição Weibull é a mais utilizada em estudos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!