Confiabilidade

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
Sumário
1 Introdução 2
2 Desenvolvimento de conceito de Qualidade 2
2.1 Controle de Qualidade na Era da Produção em Massa: Obediência às Especificações do Projeto 2
2.2 Qualidade em Tempos Modernos: Adequação ao Uso 3
2.3 Qualidade Total na Era da Globalização: Satisfação das Necessidades e Expectativas do Cliente 4
3 Discussão e Conclusão 5
Referências 61 Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar as dimensões do conceito e as bases teóricas que estruturam as diversas versões de qualidade total. Trata-se, pois, de um trabalho teórico, mas de fundamental importância para a compreensão de qualidade total.
O texto apresenta os elementos básicos do conceito e modelos contemporâneos de gestão pela qualidade total e analisa ospressupostos teóricos que dão sustentação a esses modelos.
2 Desenvolvimento de conceito de Qualidade
O Controle de Qualidade Total (CQT) é uma técnica multidisciplinar de administração, que utiliza programas, ferramentas e métodos nos processos produtivos de uma empresa. O conceito de qualidade total significa buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos nas etapas de produção, consumidores,funcionários, vizinhos da empresa e acionistas. O Controle de Qualidade Total visa obter o domínio sobre a satisfação de todas as pessoas que têm alguma participação no processo produtivo e aquisitivo. Uma empresa deve adaptar-se para alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que trabalha e passar a desenvolver maneiras para conquistar a Qualidade Total.
Na Europa, no período dapré-Revolução Industrial,a qualidade de um produto era definida pela reputação da habilidade e do talento do artesão que o produzia. Mais tarde, com a expansão do comércio entre os burgos, a qualidade de um produto e da atuação de um artesão passa a ser definida e controlada pelo sistema de guildas. Embora o termo qualidade tenha permanecido ao longo do tempo sempre associado à idéia de excelência ousuperioridade de um produto ou serviço, o conceito foi aos poucos incorporando outras dimensões de natureza quantitativa, sendo a primeira delas o valor de mercado.

2.1 Controle de Qualidade na Era da Produção em Massa: Obediência às Especificações do Projeto
Produzir exatamente de acordo com as especificações do projeto, num contexto histórico fortemente influenciado pelos princípios e práticastayloristas, levou a uma intensificação do contro-le sobre todas as etapas do processo produtivo e requereu inspeção permanente da produção final.
A adoção de princípios tayloristas de gestão científica da produção permitiu um crescimento ímpar em termos de produtividade, mas, segundo Juran (1989), teve um impacto negativo em termos dos custos para controlar a qualidade dessa produção. Ou seja, aestratégia utilizada pelas empresas para controlar deficiências nas peças e produtos finais foi a de criar departamentos centrais de controle de qualidade congregando inspetores de qualidade dos vários departamentos. Juran (1989, p.4) exemplifica as dimensões atingidas pela função de controle de qualidade com uma planta da empresa Bells que, no pico da sua produção em 1928, empregava quarenta milpessoas, sendo mais de cinco mil alocadas no departamento de controle de qualidade.
A necessidade de reduzir custos de inspeção levou as empresas a adotarem conceitos e técnicas estatísticas para controle de qualidade da produção, acrescentando uma outra dimensão quantitativa além de preço à definição de qualidade. De acordo com Grant et alii (1994, p.26), as origens do conceito moderno de qualidadepodem ser detectadas na teoria estatística desenvolvida por engenheiros, físicos e estatísticos que trabalhavam em projetos governamentais da indústria bélica e de telefonia.
Mais especificamente, o desenvolvimento das bases teóricas do modelo de qualidade total é atribuído ao trabalho de W. A. Shewhart sobre controle estatístico de processos (SPC), publicado em 1932. Como membro do grupo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!