Conferencia de einstein

Páginas: 42 (10406 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
scientiæ zudia, três textos 4, Einstein... Introdução aSão Paulo, v. 3, n.de p. 641-62, 2005

Introdução a três textos de Einstein sobre a geometria, a teoria física e a experiência
Michel Paty

Os três artigos de Einstein publicados neste número são de natureza epistemológica e filosófica e estão diretamente vinculados a sua própria experiência na produção de conhecimentos da físicateórica: eles constituem de certo modo uma espécie de momento reflexivo dessa experiência.

1 A curvatura do espaço e a teoria física no próprio ano do eclipse: 1919
O primeiro texto, intitulado Indução e dedução na física (Einstein, 1919b), é um dos primeiros de natureza reflexiva e foi escrito em dezembro de 1919, cinco anos após o Discurso de recepção à Academia de Ciências da Prússia de 1914 quetratava dos princípios da física teórica (Einstein, 1914). Nele, Einstein apresenta brevemente, de modo “militante”, como ele próprio enfatiza, suas concepções anti-indutivistas sobre a elaboração das teorias físicas. A teoria da relatividade geral, elaborada no mesmo decênio e publicada em 1915-1916, acabava de ser levada ao conhecimento de um público bastante amplo, em razão do anúnciorecentíssimo dos resultados da observação astronômica da curvatura dos raios luminosos nas proximidades do Sol; resultados que a confirmavam de maneira espetacular (cf. Dyson, Eddington & Davidson, 1920). Ainda que Einstein não lhe faça referência nesse artigo, a teoria, que começa então a torná-lo mundialmente célebre, e a experiência intelectual vivida da dificuldade de sua elaboração estão presentes emfiligrana em suas primeiras considerações sobre o raciocínio hipotético-dedutivo e sobre o uso da intuição intelectual (com aquilo que ele chamará a “livre criação”) na formação de conceitos e de teorias, idéias que constituirão o eixo central de sua epistemologia e que ele não deixará em seguida de aperfeiçoar. Encontram-se também indicações sobre o aspecto sistêmico das teorias, sobre o caráterprovisório e perfectível de todo conhecimento e sobre a refutabilidade das teorias, formulada antes de Popper.
scientiæ zudia, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 641-62, 2005

641

Michel Paty

Incidentalmente, pode-se perguntar por que esse artigo, publicado no grande jornal de Berlim, o Berliner Tageblatt, em 21 de dezembro de 1919, não foi retomado depois em obras de Einstein tais como Como vejo omundo e Idéias e opiniões, que são coletâneas de seus artigos e conferências endereçadas ao grande público. Foi escrito um mês depois da publicação, no Times de Londres, do artigo Minha teoria, no qual Einstein fazia uma apresentação da relatividade geral (esse artigo foi republicado nos dois livros citados, sob o título O que é a teoria geral da relatividade?). Ainda assim, o artigo Indução ededução não foi totalmente ignorado. Ele é mencionado nas bibliografias mais completas dos escritos de Einstein (Shields, 1949; Paty, 1993, especialmente a Bibliografia), e uma tradução ao francês foi publicada no volume 5 das Oeuvres choisies, enquanto se espera a publicação iminente nos Collected papers. Os dois escritos do final do ano de 1919 estão relacionados: um, Minha teoria, descreve asidéias-mestres da teoria de Einstein sublinhando sua natureza de teoria física (Einstein propõe nele sua distinção entre “teoria segundo princípios” e “teoria construtiva”), o outro, Indução e dedução, apresenta uma reflexão sobre a maneira pela qual o pensamento científico luta com o mundo para produzir dele uma representação, uma teoria, feita de princípios e de conceitos construídos, escolhidos pelopensamento e provisórios, e sobre a maneira pela qual o pensamento se confronta com os dados da experiência. Esses dois artigos, que apareceram na grande imprensa, estão dentre os primeiros escritos de Einstein sobre questões dessa natureza e contêm a indicação de muitos dos temas dominantes de seu pensamento acerca da relação do mundo com o conhecimento que temos dele. Pode-se fazer outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Einstein
  • einstein
  • einstein
  • Einstein
  • Einstein
  • einstein
  • einstein
  • einstein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!