condução elétrica do coração

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CONDUÇÃO ELÉTRICA DO CORAÇÃO
O estímulo elétrico para a contração do miocárdio se origina em um pequeno agrupamento de células especiais, localizado na junção da veia cava superior com o átriodireito, na região chamada seio venoso. Esse conjunto de células é o NÓDULO SINUSAL. As células do nódulo sinusal por meio das reações químicas no seu interior geram o impulso elétrico que se propagapelos átrios e produz a contração do miocárdio atrial. O estímulo elétrico se propaga pelos átrios, em ondas e através de vias preferenciais chamadas vias internodais. O estímulo das vias internodais écaptado em outro nódulo, localizado junto ao anel da válvula atriventricular direita, próximo ao orifício do seio coronário, chamado NÓDULO ATRIOVENTRICULAR, ou simplesmente nódulo A-V.
Destenódulo A-V parte um curto feixe das células especiais, o feixe atrioventricular ou FEIXE DE HIS, que atravessa o esqueleto fibroso e se divide em dois ramos, direito e esquerdo. O ramo esquerdo, por suavez se subdivide em outros dois feixes, um anterior e um posterior. Os feixes principais, direito e esquerdo, vão se ramificando, no interior da massa miocárdica, constituindo um emaranhado de célulascondutoras, chamado REDE DE PURKINJE.
As células do nódulo sinusal, por mecanismos químicos, geram o próprio impulso elétrico, a intervalos regulares, o que garante a automaticidade e a ritmicidadeda estimulação cardíaca. O estímulo gerado no nódulo sinusal se propaga pelos átrios e alcança o nódulo A-V e o feixe de His, onde sofre um pequeno retardo. Do feixe de Hiss, o estímulo rapidamentealcança os feixes direito e esquerdo e as fibras terminais de Purkinje, que por sua vez estimulam o miocárdio ventricular. No adulto, o nódulo sinusal produz aproximadamente 80 impulsos elétricos porminuto, constituindo-se no marca-passo do próprio coração.
O nódulo sinusal, o nódulo atrioventricular e o feixe de Purkinje recebem terminações nervosas simpáticas e parassimpáticas. Quando há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • condução eletrica
  • Condução Elétrica
  • Funções do coração, anatomia, circulação, sistema de condução elétrica, ciclo cardíaco e patologias do coração
  • Soldagem por condução elétrica
  • Limite de condução eletrica pelos condutores
  • relatorio de Conduçao eletrica
  • condução de corrente elétrica
  • Condução da corrente eletrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!