circuito rc

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Laboratório de Física III


1º EXPERIMENTO:
CIRCUITO RC





Alunos: Anderson Tregancini Junior.
Felipe Castro.
Gabriel Della Vecchia.
Luís Henrique Jús.
Professor: Rui Marcos.
Data: 04/04/2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO..............................................................................................................02
2.RESUMO...............................................................................................................02
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA.........................................................................................03
4. MATERIAS UTILIZADOS.........................................................................................05
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ERESULTADOS..................................................06
6. CONCLUSÃO.........................................................................................................12
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................................13
8. APÊNDICE.............................................................................................................14

















1.OBJETIVO
Descrever o funcionamento de um capacitor ao observar um circuito RC simples, durante os processos de carga e descarga.

2. RESUMO
No experimento observamos e coletamos dados temporais de um circuito RC (resistor/capacitor) simples sobre o carregamento e descarregamento de tensão dele. Utilizando-se desses dados para montar um gráfico para cada momento, podemos observar que suasfunções eram exponenciais, deste modo, foi possível calcular a constante de tempo RC e um valor experimental para a Capacitância do capacitor utilizado, observando um pequeno erro entre os valores experimentais e nominais.


















3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Neste tópico teremos uma abordagem teórica sobre os principais fenômenos que ocorreram em nosso experimento.
Em circuitoseletrônicos alguns componentes necessitam que haja alimentação em corrente contínua, enquanto a fonte está ligada em corrente alternada. A resolução deste problema é um dos exemplos da utilidade de um capacitor. Ele é capaz de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempo, sendo que ele é construído utilizando um campo elétrico uniforme. Um capacitor é composto por duas peçascondutoras, chamadas armaduras e um material isolante com propriedades específicas chamado dielétrico ,podendo este ser de vidro ,cerâmica ,plástico ,ar entre outros.

Exemplo de capacitores:



É denominada capacitância C a propriedade que os capacitores têm de armazenar cargas elétricas na forma de campo eletrostático, e ela é medida através do quociente entre a quantidade de carga (Q) e adiferença de potencial (V) existente entre as placas do capacitor, matematicamente fica da seguinte forma:

C = Q/V
Onde C é dado em Farad(F).

Para carregar um capacitor, é preciso carregar uma das armaduras com carga Q e a outra com carga -Q. O processo implica uma transferência de carga Q de uma armadura para a outra. Essa passagem pode ser devida à ligação de dois cabos nas armaduras enos terminais de uma bateria.
Para calcular a energia dispensada nesse processo, imaginemos que a carga total Q foi transferida em pequenas cargas infinitesimais  desde uma das armaduras até a outra, como se mostra na figura abaixo. Cada vez que uma carga  passa da armadura negativa para a positiva, ganha uma energia potencial elétrica.



Usando a equação de capacitância , já citadaanteriormente, que relaciona a carga e a diferença de potencial em qualquer capacitor, a equação da energia total armazenada no capacitor pode ser escrita em outras duas formas alternativas:




A carga não será transferida para as armaduras de forma instantânea. Quando ligarmos um capacitor a uma fonte, a carga aumentará gradualmente até uma carga final. O processo de aumento da carga, em função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos em Rc
  • circuito RC
  • Circuito Rc
  • circuito rc
  • Circuitos rc
  • Circuito rc
  • Circuito Rc
  • Circuito RC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!