concorrencia de mercado

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
Monopólio
É uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
Entre as causas do monopólio podemos citar as características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental. Quando em um mercado não existe concorrência ou háapenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. Além de poder atuar no sentido de estabelecer preços mais vantajosos, o detentor de um monopólio possui significativas vantagens no caso de entrada de uma nova empresa concorrente. Nesse caso, a empresa monopolista pode determinar um preço suficientemente baixo paradesestimular a entrada de concorrentes no negócio.

Características do Monopólio

 Inovações tecnológicas: produção de um novo produto patenteado;
 Nacionalizações: concentração numa empresa estatal de várias empresas do ramo;
 Impossibilidade de duplicação de custos fixos: quando a natureza da atividade inviabiliza que haja mais de uma empresa a fornecer um bem ou serviço, casoreferido a montante como monopólio natural.

Monopólio Natural
O monopólio natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade.Esses mercados são geralmente regulamentados pelos governos e possuem prazos de retorno muito grandes, porisso funcionam melhor quando bem protegidos.
TV a cabo, distribuição de energia elétrica ou sistema de telefonia são exemplos característicos de monopólios naturais.

Exemplos de Empresas Monopolistas
• Correios
• Google
• Petrobras
Oligopólio
É a estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada umatem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.
As organizações podem fazer parte do mercadooligopolista das seguintes formas:
Oligopólio concentrado: Onde um pequeno número de empresas domina um determinado setor.
Oligopólio competitivo: Onde um pequeno número de organizações domina um setor com muitas empresas.
À medida que o número de vendedores em um oligopólio aumenta,
Mais o oligopólio se parece com um mercado competitivo. O preço aproxima-se do custo marginal, e a quantidadeproduzida se aproxima do nível socialmente eficiente.
Não existe um modelo geral de oligopólio, pois eles são muito diferentes entre si. O modelo mais tradicional parte da maximização dos lucros pelo empresário, e neste caso a RMg = CMg. Modelo de mark-up: Mark-up = Receitas de Vendas – Custos Diretos de Produção e neste caso o preço é calculado.

Características do Oligopólio

• Poucosvendedores oferecendo produtos idênticos ou similares
• Firmas interdependentes
• Cooperação entre as firmas agindo como monopolista e produzindo uma
Pequena quantidade de produto e cobrando um preço acima do custo.

Equilíbrio no Oligopólio

Produzem uma quantidade de produtos maior que a produzida por monopolistas mas menor que a produzida através da competição
O preço dooligopólio é menor que o preço do monopolista mas maior que o preço competitivo
Lucro é menor que o do monopolista.

Exemplos de Empresas oligopólios:
Empresas aéreas;
(TAM, GOL, AZUL, OCEAN AIR)
Empresas de telefonia móvel;
(OI, TIM, CLARO, VIVO)
Concorrência Pura

É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • concorrencia de mercado
  • Concorrência de mercado
  • A concorrência no mercado atual
  • ANALISE DE MERCADO E CONCORRENCIA
  • livre concorrência no mercado de seguros
  • Mercados, Concorrência e Inteligência Competitiva
  • ATPS Análise de mercado e concorrência
  • Condições de um mercado em concorrência perfeita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!