concorrencia de mercado

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organizaçãomediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transacções, acordos ou trocascomerciais.
O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que permite que se articule um mecanismo de oferta eprocura.
A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam aescolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência doindivíduo.

2- Monopólio: ausência de concorrência, com a existência de um único fornecedor do produto, que assim pode impor o preço que lhe for mais conveniente a suasmercadorias. Normalmente o monopolista fixa opreço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção, podendo inclusive reduzir a produção eaumentar o preço, já que é o único fornecedor – fato que lhe faz, inclusive, não temera entrada de nenhum concorrente, o que o fará optar sempre pelo preço quemaximize o lucro, elevando-o. No caso de haver a ameaça de entrada de um concorrente, o monopolista, por ser o único nomercado até aquele momento, pode utilizarestratégias como fixar um preço baixo para desestimular a entrada do concorrente. Por essa e outras razões, os monopólios não são bem vistos pelos consumidores.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • concorrencia de mercado
  • Concorrência de mercado
  • A concorrência no mercado atual
  • ANALISE DE MERCADO E CONCORRENCIA
  • livre concorrência no mercado de seguros
  • Mercados, Concorrência e Inteligência Competitiva
  • ATPS Análise de mercado e concorrência
  • Condições de um mercado em concorrência perfeita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!