Concorcio modular

911 palavras 4 páginas
Consorcio Modular: O novo paradigma do modelo de produção.
Síntese
Podemos citar como exemplo as inovações introduzidas por Henry Ford com a produção em, massa, a criação de grandes corporações industriais verticalizadas com Sloam na General Motors, a produção enxuta desenvolvida por Ohno na Toyota, os grupos semi autônomos implementados na volvo e o mais recente o Consórcio Modular implementado na fabrica da Volkswagen em Resende - RJ
O consorcio modular é uma forma radical de outsourcing, constituído na transferência de diversas atividades, que antes faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores.
Na década de 90 o então presidente Fernando Collor de Melo, abriu a economia do pais, mais as empresas não estavam preparadas, pois seu produtos não eram competitivos em relação os importados . Um bom exemplo foi a indústria automobilística, que estava totalmente atrasada tecnologicamente e organizacionalmente para competir com as grandes montadoras multinacionais.
Outra mudança foi o surgimento do MERCOSUL, mercado que permitiria a comercialização de produtos, com taxas muito baixas ou outras casos nulas. Isso fez com que a economia recebesse novos investimentos tanto de empresas novas se instalando no pais, tanto de empresas já instaladas. Como consequência ganhando um novo mix de produtos uma nova forma de gestão, ganhos de produção, fazendo com que o mercado brasileiro se tornasse o mais competitivo do mundo.
Estrutura Modular.
A abertura econômica também provocou uma reformulação no setor de autopeças.
Podemos observar dois fatores importantes. O primeiro foi a redução do numero de empresas do setor saindo de 2000 para 250 empresas atualmente. E o segundo foi o processo de aquisição de empresas antes familiares por empresas multinacionais do setor, a fusão entre essas empresas foi feita a fim de possibilitar uma transferência de tecnologias entre elas.
Neste contexto surgiu a Estrutura Modular, essa nova forma na gestão produtiva

Relacionados

  • volkswagen
    1071 palavras | 5 páginas