Conceitos de algumas palavras relacionadas a geografia (1º ano)

Páginas: 10 (2469 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
1-Abalo sísmico:
Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividadesvulcânicas.
2-Abrasão:
Desgaste da costa marítima pelo embate de água, areias, pequenos calhaus e outros fragmentos rochosos movimentados pelas ondas e pelo ar comprimido nas fendas e cavernas costeiras.
3-Afloramentos rochosos:
Quando parte de uma composição naturalmente interna se posiciona acima da camada dos solos, o que permite ou facilita o seu estudo. As causas para o surgimento dos afloramentosrochosos podem estar relacionadas com diversos fatores. O mais comum é o desgaste e a erosão dos solos e das estratificações ao longo do tempo. Outro fator que pode estar associado ao processo de formação de afloramentos rochosos é o tectonismo. Esse fenômeno provoca alterações no relevo que podem ser consideradas “rápidas” ou “abruptas” sob o ponto de vista do tempo geológico, ou seja, em uma escalade poucos milhares de anos.
4-agentes endógenos:
Os agentes internos estão relacionados a todos os movimentos causados por alguma ação geológica, que tem sua gênese com alguma força interior da Terra. Um dos exemplos são as Falhas, que causam deformações na superfície do nosso planeta.
5-Agentes exógenos:
A radiação solar juntamente com os fenômenos meteorológicos atua como os agentes externos dorelevo. O calor do sol e as águas são os grandes modeladores das paisagens e fazem essa esculturação em toda a superfície criada por algum agente interno. A radiação que vem do Sol faz com que haja o intemperismo físico das rochas, ou seja, elas se desagregam.

6-Aluvião:

Trata-se de um meio originário de aquisição da propriedade imóvel por acessão, em decorrência do aumento vagaroso de terras àmargem de rios, resultante do desvio das águas ou de enxurradas. Nesse caso, o favorecido não está obrigado a indenizar o prejudicado, já que tal fato decorre de fenômeno da natureza. 

7-Arquipélagos:

Um arquipélago  é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. Os arquipélagos têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem servulcânicas, coralíneas ou continentais.

8-Assoreamento:

Assoreamento é o processo em que cursos d'água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margensdos rios.


9-bacias sedimentares:

Constituem a maior fonte de informações sobre o passado da Terra. As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos deconchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras  ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia.

10-Calcário

O calcário é uma variedade de rocha formada de pedaços de conchas, reunidas ao longo de milhões de anos no solo dos oceanos. À medida queas camadas de conchas e de lodo se sobrepõem, as camadas inferiores vão endurecendo e formando as rochas calcárias.
11-Carsete:
É um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, vales cegos, cones cársticos, rios subterrâneos, canhões fluviocársicos , paredões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação geografia 1º ano
  • 1º Ano Geografia
  • Plano de ensino em geografia para o 1º ano em
  • Conceitos da negociação 1º ano adm
  • Prova 1º bimestre geografia 6 ano
  • Resumo de geografia
  • AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
  • Prova de geografia- 6º ano- 1º bimestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!