CONCEITO E CONSIDERAÇÕES DE LEITURA

Páginas: 89 (22187 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2013
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
CURSO: ENFERMAGEM


















lINGUA PORTUGUESA









Professor: Dr. José Félix da Costa Filho














MANAUS
2012SUMÁRIO




1 CONCEITO E CONSIDERAÇÕES DE LEITURA
Muitos autores procuraram e ainda procuram analisar o que é leitura e daí têm surgido conceituações várias, envolvendoseus múltiplos aspectos. Russel define-a: “um ato sutil e complexo que abrange, simultaneamente, a sensação, a percepção, a compreensão e a integração”. Não se restringe à mera percepção de palavras. É, simultaneamente, compreensão do todo lido, reação às idéias aí expressas e integração dessas idéias na experiência total do indivíduo.
Para uns, ler é extrair sentido do texto impresso; para outros,enquadrar a própria experiência ao simbolismo das palavras, sinais das coisas e ideias. Ler é uma forma de linguagem, dizem outros. Segundo Cléo Passos:




1.1 ANÁLISE DO ATO DE LER
Ler é tudo isso – um processo complexo, devido aos diferentes aspectos que apresenta. Analisando-o, separando aquilo que na realidade é inseparável, nele se encontram quatro passos distintos: percepção daspalavras, compreensão, reação, integração.
Percepção e compreensão – A percepção das palavras envolve duas fases intimamente relacionadas: identificação e compreensão. Quando vemos bola, sabemos que é bola e não barco ou banco. Há como que uma resposta ao estímulo visual, à configuração do sina
l impresso, e, ao mesmo tempo, a interpretação do que significa.
Se um autor diz: O vento soprou forte,a noite toda, nossa experiência anterior vem à tona, numa simultaneidade, num sincronismo absoluto com a percepção dos símbolos escritos e compreendemos tudo que a mensagem encerra.
Reação – Quem lê , associa as próprias experiências – diretas ou vicárias – às da página impressa. Compara-as, julgando-as, rejeitando-as ou integrando-as a seu comportamento. Reagimos ao que lemos, aprovando oudesaprovando os juízos, os pontos de vista, as conclusões de determinado autor.
Integração de ideias – Nossa reação é a medida do que vamos aproveitar do que lemos, das experiências que se vão transformar em nossas experiências. Integrando-as, teremos um conhecimento mais aprofundado, sobre certo assunto; enriquecemo-nos intelectualmente; modificamos nossa maneira de sentir ou agir.
Em últimaanálise, podemos fazer uso inteligente do material lido, nas múltiplas oportunidades que surgem a sua aplicação. Muito de nossa vida atual é orientada pela leitura. Nos livros especializados, o homem busca aperfeiçoamento de suas técnicas. Das páginas literárias vêm-lhe o prazer estético, as emoções, as alegrias e o entusiasmo por tudo quanto é belo e nobre. O homem lê em suas atividades diárias: lêinstruções variadas, usando habilidades fundamentais à sua execução: leitura atenta, cuidadosa, valorizando cada palavra, cada oração, numa seqüência exata de passos a dar, de roteiros a seguir.

1.2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O INDIVÍDUO E PARA A SOCIEDADE
A leitura é um dos mais importantes meios de comunicação do mundo de hoje. Está ligada a todos os domínios na vida moderna. É um instrumentosocial de divulgação de idéias de trabalho, de progresso. Nas cidades, no campo, na vida profissional, nas horas de lazer, o homem está na dependência dos sinais escritos, que o guia em suas atividades diárias: lê para obter informações, lê para estudar, lê para distrair-se.
Em livros e periódicos, forma sua opinião, aprecia e critica ideias e fatos; põe-se em contato os mais diversos povos ecivilizações , registrando o que vai pelo mundo. Desde a infância, vê-se cercado de livros e estímulos que o levam a ler. Anúncios, propaganda, sinais luminosos ao correr das ruas e estradas, manchetes, letreiros coloridos, tudo é motivo para que, relanceando os olhos, ao acaso, receba a mensagem de que são portadores. Numerosas e diversas publicações são instrumentos de progresso – ou armas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de Leitura. Práticas de Leitura
  • Conceitos de leitura
  • Conceito de leitura
  • Conceitos de Leitura
  • Conceito de leitura
  • Conceito de leitura
  • Conceito de Leitura
  • Leitura e conceito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!