Conceito de Epidemiologia

Páginas: 16 (3964 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2015
1. Conceito de Epidemiologia
A epidemiologia de uma maneira simplificada, pode se dizer que: é uma ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividade humanas analisando a distribuição e os fatores determinantes de certa patologia. Ela propõe prevenção, controle, ou erradicação de doença.
A Epidemiologia é o eixo da saúde pública. Ela proporciona bases para uma avaliação das doenças,fornece pistas para verificação da consistência de hipóteses e causalidade, além disso estuda o perfil das doenças, sua morbidade e mortalidade nas coletividades humanas.
Analisa os fatores ambientais e sócio econômicos que por sua vez pode ter alguma influência no termo saúde e doença.















2. História Natural da doença
É o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo“inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam um processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam um estimulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estimulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte” (LEAVELL & CLARK, 1976).
O tema abrange, portanto, dois períodossequenciados da doença; o período epidemiológico e o período patológico. O primeiro período se trata das relações suscetível / ambiente e no segundo as modificações que se passam no organismo vivo.
Ao tratar a história natural de uma doença, em particular como sendo uma descrição de sua evolução, desde os seus primórdios no ambiente, deve se ter um esquema básico, de caráter geral, onde ancorar asdescrições especificas.
Nada mais é que um quadro esquemático que do suporte a descrição das múltiplas e diferentes enfermidades. Sua utilidade maior é apontar os diferentes métodos de prevenção e controle, servindo de base para a compreensão de situações reais e especificas tornando operacionais as medidas de prevenção.










3. Período de Pré-Patogênese
O primeiro período da história natural édenominado como período da pré-patogênese, é a própria evolução das inte/r-relações dinâmicas, que envolve, de um lado, os condicionantes sociais e ambientais e do outro, fatores próprios do suscetível até que se chegue a uma configuração favorável a instalação da doença. É também a descrição desta evolução que envolve como já foi requerido antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos dadoença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.
Podem ocorrer situações que vão desde o mínimo de risco até risco máximo, dependendo dos fatores presentes e da forma como esses fatores se estruturam.

3.1 Fatores Sociais
O estudo em nível pré patogênico da produçãoda doença em termos coletivos objetivando o estabelecimento de ações de ordem preventiva, deve considerar a doença como fluindo, originalmente, de processos sociais, crescendo através de relações ambientais e ecológicas desfavoráveis, atingindo o homem pela ação direta de agentes físicos, químicos, biológicos e psicológicos, ao ser defrontarem, no individuo suscetível com pré-condições genéticasou somáticas desfavoráveis.
3.2 Fatores Sócios-Econômicos
Os grupos sociais economicamente privilegiados estão menos sujeitos a ação dos fatores ambientais que ensejam ou que estimulam a ocorrência de certos tipos de doenças cuja incidência é acintosamente elevado nos grupos economicamente desprivilegiados. (RENAUD, 1992), os pobres:
-são percebidos como mais doentios e mais velhos;
- são de duasou três vezes mais propensos a enfermidades graves;
- Permanecem doenças mais amiúde;
- Morrem mais jovens;
- Procriam criança de baixo peso, com maior proporção;
- Sua taxa de mortalidade infantil é mais elevada.
3.3 Fatores Sócio-político
Identicamente ao que acontece com os fatores econômicos os fatores políticos são indissociáveis da totalidade que os condiciona. Se em estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de Epidemiologia
  • conceitos em Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • conceito epidemiologia
  • EPIDEMIOLOGIA Conceito
  • Epidemiologia Conceitos Gerais 2
  • conceitos básicos em epidemiologia
  • Revisão de Conceitos em Epidemiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!