Epidemiologia - conceito

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Epidemiologia é conceituada como uma ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliaçãodas ações de saúde.
A atenção da epidemiologia está voltada para as ocorrências, em escala maciça, de doença e de não-doença envolvendo as pessoas agregadas em sociedades. A expressão saúde-doença é um qualificativo empregado para adjetivar genericamente um determinado processo social, qual seja o modo específico de passar de um estado de saúde para um estado de doença e o modo recíproco.Distribuição é o estudo da variabilidade da frequência das doenças de ocorrência em massa, em função de variáveis ambientais e populacionais, ligadas ao tempo e ao espaço. Os fatores determinantes envolvem a aplicação do método epidemiológico ao estudo de possíveis associações entre um ou mais fatores suspeitos e doença. A prevenção visa empregar medidas de profilaxia a fim de impedir que osindivíduos sadios venham a adquirir a doença.
Alguns autores definem epidemiologia como o estudo da distribuição das doenças nas coletividades humanas e dos fatores causais responsáveis por essa distribuição.Esse conceito toma por base as relações existentes entre os fatores do ambiente, do agente e do hospedeiro ou do suscetível. Os fatores culturais e sócio-econômicos são partes integrantes do sistema.Uma das implicações práticas da epidemiologia é que o estudo das influências externas torna a prevenção possível, mesmo quando a patogênese da doença concernente não é ainda compreendida. A prevenção se faz com base no conhecimento da história natural da doença.
História natural da doença é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo as inter-relações do agente, dosuscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento. A história natural da doença, portanto, tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico.
O meio ambiente, onde ocorrem as pré-condições, e o meio interno, lócus da doença, onde se processaria, de forma progressiva, uma série de modificações bioquímicas, fisiológicas ehistológicas, próprias de uma determinada enfermidade.
A história natural da doença nada mais é que um quadro esquemático que dá suporte à descrição das múltiplas e diferentes enfermidades, sua utilidade maior é apontar os diferentes métodos de prevenção e controle.
O período pré-patogênese envolve, de um lado, os condicionantes sociais e ambientais e, do outro, os fatores próprio do suscetível,até que se chegue a uma configuração favorável à instalação da doença.
Fatores sociais é o estudo em nível pré-patogênico da produção da doença, considerando a doença como fluindo, originalmente de processos sociais, crescendo através de relações ambientais e ecológicas desfavoráveis. O componente social na pré-patogênese poderia ser definido como conjunto de todos os fatores que não podem serclassificados como componentes genéticos ou agressores físicos, químicos e biológicos. Os fatores podem ser agrupados em quatro tipos gerais: fatores sócio-econômicos, fatores sociopolíticos, fatores socioculturais e fatores psicossociais.
O fator social aparece agora sob a forma de relações sociais de produção responsáveis pela posição de segmentos da população na estrutura social.
Os grupossociais economicamente privilegiados são menos sujeitos à ação dos fatores ambientais que ensejam ou que estimulam a ocorrência de certos tipos de doenças cuja incidência é ancitosamente elevada nos grupos economicamente desprivilegiados.
Identicamente ao que acontece com os fatores econômicos, os fatores políticos são indissociáveis da totalidade que os condiciona. Alguns fatores políticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de Epidemiologia
  • conceitos em Epidemiologia
  • conceito epidemiologia
  • EPIDEMIOLOGIA Conceito
  • Epidemiologia Conceitos Gerais 2
  • conceitos básicos em epidemiologia
  • Revisão de Conceitos em Epidemiologia
  • CONCEITOS DE SAÚDE EM EPIDEMIOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!