Comunicação empresarial, comunicação institucional

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
UNIVERSADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
ALUNA: MARINA RIBEIRO EVANGELISTA

FICHAMENTO
Referências:
GAUDÊNCIO, Francisco. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.

1- A Teoria de Sistemas, agora muito servida de apoio para as administrações dasempresas tem como princípio a constituição das possibilidades técnicas e operacionais das integrações, sendo concreta ou abstrata. Assim, as empresas sendo um sistema de trabalho, capital, política e natureza, buscando a mesma visão, fazendo assim circuitos internos e externos.
2- Uma organização é uma reunião de vários aspectos e para ocorrer um equilíbrio, a comunicação é fundamental eindipensável. Ela vai ser responsável por dar vida à empresa, e vai ser desenvolvida, organizada e vive por meio do sistema de comunicação. Tendo também os braços que surgiram dela que envolvem as atividades de Relações Públicas, Jornalismo, Editoração, Identidade Visual e outros.
3- O poder expressivo de uma empresa, viabilizando o processo burocrático, legitimizando os poderes remunerativos,normativos e coercitivos, é chamado de comunicação. Ela fundamenta-se de processos de conhecimentos gerais, humanos e ajusta as ações internas e externas.
4- Há muita diferença entre um jornal de público e um jornal de empresa, já que as pessoas são anôminas, mesmo trabalhando juntas. Os temas desses jornais empresariais são normalmente discutidos por membros de diversos grupos que fazem parte daorganização, e com essa discussão, vão nascendo as opiniões, o que é muito importante. Não é uma tarefa simples fazer um jornal e esse jornal ser aceito por todos. Se passa por todo um processo de seleção até a interpretação dessa informação que tentaram passar. Mas mesmo com toda essa dificuldade, os públicos sempre são grandes, heterogênicos, anôminos e é claro, diferenciados. Não sendo somente osfuncionários, os consumidores, a comunidades, a imprensa e sim todos os outros envolvidos com Relações Públicas.
5- Como todo bom planejamento, se espera que no final seja aceito e visto com bons olhos. Mas para se conseguir isso não é tão simples assim, é preciso que a informação e o conhecimento se interejam com as normas e os valores, assim formando um composto comunicacional.
6- Acomunicação instrumental em grande escala, de acordo com muitos estudiosos pode causar um certo bloqueio interno, fazendo existir tensão. Mas para conseguir o contrário disso, as empresas utilizam do método de renumeração. Pensando que tudo se pode resolver com o dinheiro, mesmo muitos achando que não se pode ser forma de controlar a organização. Para a melhoria da empresa, foi até criado a de sempre ‘’caixa de sugestões ‘’, mas não tem muito sucesso já que poucos tem coragem de realmente dizer o que acha e o que não o agrada.
7- D
8- Uma comunicação eficaz tem que ser vista e feita para afetar os outros, fazendo desenvolver aptidões para que se possa se comunicar.
9- Como tudo ao nosso redor, a economia está ligada com a eficácia da comunicação. É preciso que as mensagens seja trocadas, paraque assim se possa aprender aumentar a competência e resolver problemas em todos os setores.
10- Partindo da negociação de pacotes, redução de custos, ao nivel operacional dos recursos humandos, as compras e ao controle de linguagem, pode causar a sinergização. Analisando cada problema, localizando a origem, fazendo estratégias, realizando planos, só faz aumentar a eficácia da comunicaçãodentro da empresa.
11- O emissor e o receptor é a parte principal para que se ocorra comunicação, mesmo elas não sendo essenciais para ocorre-la. Para que isso aconteça, é preciso uma proposto para saber a natureza tanto do emissor, quanto do receptor.
12- Para se existir organicidade, consistência e expansão de uma organização, precisa-se de dois tipos de comunicação. Uma delas está ligada à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da Comunicação Empresarial e Institucional nas organizações
  • Processo de comunicação e comunicação institucional
  • Processo de comunicação e comunicação institucional
  • COMUNICAÇAO EMPRESARIAL COMUNICAÇAO EMPRESARIAL
  • Comunicação institucional
  • Comunicação Institucional
  • Comunicação institucional
  • Comunicação Institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!