Comte

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
O que é o positivismo, uma Filosofia epistemológica, que teve sua formulação científica, tendo como principal teórico Augusto Comte, que defendia a seguinte tese.

A humanidade evoluiu passando portrês etapas distintas: da superstição religiosa ao mundo da metafísica, a teologia para chegar à Ciência positiva, que é o ponto final para o desenvolvimento do homem.

A ideologia de Comte, ohomem é pensado como um ser social e propõe o estudo científico da sociedade, portanto, para Comte assim como existe uma Física da natureza, necessariamente do mesmo modo objetiva um estudo científicopara a sociedade, fundamentado nos princípios da Física natural.

O que significa que deve existir uma Física social para sociedade, a sociologia como disciplina cientifica de análise para compreensãodas relações sociais.

Com efeito, para compreender o homem e suas relações, os fatos humanos, deve ser usados como procedimentos semelhantes à natureza técnica da análise, utilizada para acompreensão das ciências da natureza.

De certo modo a concepção positivista não termina no século XIX com Comte, será, entretanto, uma das correntes mais poderosas e influentes nas ciências humanasdurante todo o século XX.

Desse modo a psicologia positivista entendida com o seu objeto de estudo não mais o psiquismo como fora anteriormente, como consciência epistemológica, o que está em jogo para odesenvolvimento da Ciência positiva é exatamente o comportamento humano, sendo essencialmente observável como método experimental das Ciências naturais.

Podendo, com efeito, entender a análiselógica e objetiva exatamente no campo empírico o que foi desenvolvido como sociologia positiva iniciada por comte e pensada posteriormente por outro grande teórico no campo da análise positiva emreferência a sociologia.

Trata-se especificamente da pessoa do senhor Emile Durkheim, que estuda a sociedade como fato, afirmando dando continuidade à sociologia anterior.

Entende Durkheim a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comte
  • Comte
  • Comte
  • Comte
  • Comte
  • Comte
  • Comte
  • Comte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!