Compreens O E Interpreta O De Textos

Páginas: 11 (2628 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
Compreensão e interpretação de textos
identificar: Reconhecer elementos fundamentais apresentados no texto.
comparar: Descobrir as relações de semelhanças ou de diferenças entre situações apresentadas no texto.
comentar: Relacionar o conteúdo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.
resumir: Concentrar as ideias centrais em um só parágrafo.
parafrasear: Reescrever o texto com outraspalavras.
continuar: Dar continuidade ao texto apresentado, mantendo a mesma linha temática.

Funções da Linguagem

Para se estudar a funcionalidade do Processo de Comunicação que é tão utilizada nos vestibulares e enem, precisamos usar recursos que dão ênfase a intenção que o emissor quer transmitir para que a mensagem seja compreendida ou se reforçe algum elemento linguístico específico para acomposição. Desde do passado o homem tem criado meios para se apropriar de signos, sinais, gestos, desenhos, letras e por fim a palavra oral e escrita na realização deste processo de comunicação. Para que esses recursos sejam bem empregados precisamos primeiro rever os elementos da comunicação.
Todo texto apresenta várias possibilidades de leitura, as funções tem como objetivo levar o leitor acompreender determinado efeito, para determinado objetivo. Daí o fato de enfatizar algum recurso ficar a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem.
O estudo sobre as funções da linguagem, requer antes de apresentar sua tipolologia, no processo de comunicação e as interações das mesmas no dia a dia, conforme o papel recorrente a que se presta, lembrar que todo processo comunicativo écentrado nesses elementos, para então ser compreendida a verdadeira mensagem. Chalhub, 1990, p.1. reflete que:
“Diferentes mensagens veiculam significações as mais diversificadas, mostrando na sua marca e traço[...] 
O funcionamento da mensagem ocorre tendo em vista a finalidade de transmitir — uma vez que participam do processo comunicacional: um emissor que envia a mensagem a um receptor, usandodo código para efetuá-la; esta, por sua vez, refere-se a um contexto. A passagem da emissão para a recepção faz-se através do suporte físico que é o canal. Aí estão, portanto, os fatores que sustentam o modelo de comunicação: emissor;receptor; canal; código; referente; mensagem”.
Assim podemos apresentar o emissor – que emite, codifica a mensagem;receptor – que recebe, decodifica amensagem; canal - meio pelo qual circula a mensagem; código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; referente - contexto relacionado a emissor e receptor; mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor.
Para Chalhub, 1990, p.9:
“Numa mesma mensagem [...] várias funções podem ocorrer, uma vez que, atualizando corretamente possibilidades de uso do código, entrecruzam-se diferentes níveis delinguagem, A emissão, que organiza os sinais físicos em forma de mensagem, colocará ênfase em um a das funções — e as demais dialogarão em subsídio, [...].”
Com os elementos da comunicação temos a geração e interelação dos variados diálogos das funções (bastante utilizados nos vestibulares e no enem), que são conhecidas como:
Função referencial;
Função emotiva;
Função conativa;
Função fática; Função metalinguistica;
Função poética;
Assim se apresenta os primeiros modelos como o do psicólogo austríaco Karl Buhler de forma triádica, “apontando três fatores básicos: o destinador (mensagens de caráter expressivo), o destinatário (mensagens de caráter apelativo) e o contexto (mensagens de caráter comunicativo)”; o de Roman Jakobson, que “no ensaio Linguística e poética, amplia para seis,complementando o modelo de Buhler. Para isso, Jakobson enfoca o perfil da mensagem, conforme a meta ou orientação (Einstellung) dessa mesma mensagem em cada fatorda comunicação. Assim, as atribuições de sentido, as possibilidades de interpretação — as rmais plurais — que se possam deduzir e observar na mensagem estão localizadas primeiramente na própria direção intencional do fator da comunicação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compreens o e Interpreta o de textos C pia
  • Minha Compreens O Do Texto
  • TEXTO PARA INTERPRETA O
  • Interpreta O De Texto
  • Interpreta O De Textos
  • Interpreta O De Texto
  • Interpreta O De Texto
  • Interpreta O De Texto Portugues

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!