ATPS CIRCUITOS ELETRICOS

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015



Atividades Práticas Supervisionadas.

Circuitos Elétricos
Engenharia de Controle e Automação


Professor: João
Abril - 2015






















Nome: Andre Fernandes                                   RA: 6612317990
Nome: Fernando Tavares de Lima                   RA: 6633359724
Nome: João Henrique Gonçalves  Junior         RA: 6453327072
Nome: ViniciusViana                                       RA: 6806453579
Nome: Wellington Ramazóti                            RA: 6864452846
Nome: Leandro Santos de Sousa                      RA: 6814015242
Nome: Silvio Fernando Soares                          RA: 7633699533
Nome: Leandro de Paula                                   RA: 7635700861
Nome: Lucas Henrique Alves RA: 6871450524Primeira lei de Ohm

Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este se denomina condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:

ou

onde:

 é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou d.d.p.) medida em volt (V);
 é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e
 é aresistência elétrica medida em ohm (Ω).

Essa expressão não depende da natureza de tal condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente. Um dispositivo muito utilizado emaparelhos eletrônicos, como rádios, televisores e amplificadores, que obedece à essa lei é o resistor, cuja função é controlar a intensidade de corrente elétrica que passa pelo aparelho.
Entretanto, para alguns materiais, por exemplo, os semicondutores, a resistência elétrica não é constante, mesmo que a temperatura seja ela depende da diferença de potencial . Estes sãodenominados condutores não ôhmicos. Um exemplo de componente eletrônico que não obedece à lei de Ohm é o diodo.


Interpretação da resistência elétrica.

A resistência elétrica pode ser entendida como a dificuldade de se estabelecer uma corrente elétrica num determinado condutor. Por exemplo, um fio de nicromo precisa ser submetido à uma diferença de potencial elétrico de 300 V paraque seja estabelecida uma corrente de 1 A, enquanto um fio de tungstênio precisa ser submetido à apenas 15 V para que nele se estabeleça a mesma corrente. Isto significa que a resistência elétrica do nicromo é maior do que a do tungstênio:




Fonte de corrente contínua.
 
É um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminaisindependente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente. Nestes termos uma fonte de corrente é um dispositivo utópico visto que não há fontes de corrente ou tensões capazes de manter suas correntes ou tensões nominais de forma independente dos dispositivos a elas conectado.
O conceito é extensível à corrente alternada,caso no qual se leva em conta os valores eficazes e não os instantâneos das grandezas envolvidas bem como a impedância interna e não apenas a resistência interna da fonte de corrente.
O símbolo de uma fonte de corrente ideal é formado por uma seta no interior de um círculo, e dois terminais para conexão. Quando trata-se de uma fonte de corrente alternada, há o acréscimo dosímbolo "~" no diagrama, padrão para o caso.
Uma fonte de corrente real é geralmente representada pelo símbolo de uma fonte de corrente ideal em paralelo com a resistência interna desta fonte. O "resistor interno" está sempre presente nas representações tanto de fontes de tensão como de fontes de corrente reais. Nas fontes de tensão, aparece em série com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS CIRCUITOS ELETRICOS 1
  • Atps
  • Atps circuitos eletricos 2
  • Atps circuitos eletricos
  • Atps circuitos eletricos 2
  • Atps circuitos eletricos
  • atps circuitos eletricos
  • ATPS DE CIRCUITOS ELETRICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!