Compostos Oxigenados

Páginas: 6 (1406 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
COMPOSTOS OXIGENADOS
Funções Oxigenadas
As funções orgânicas oxigenadas, são aquelas que apresentam o oxigênio como constituinte. Depois do carbono e do hidrogênio, o oxigênio é o elemento químico mais encontrado nas substâncias orgânicas.

Álcoois
Os álcoois são compostos orgânicos que apresentam um ou mais grupos hidroxila (–O H) ligados a um carbono saturado. O álcool usado comocombustível automotivo no Brasil e presente nas bebidas alcoólicas é o etanol. As bebidas alcoólicas são misturadas contendo etanol, água e eventualmente outras substancias que foram propositalmente adicionadas ou que devem sua presença ao modo como foram produzidas. Cada bebida alcoólica possui uma diferente porcentagem de em volume de etanol.
O grupo funcional dos álcoois é a hidroxila. De acordo com onúmero de hidroxilas, os álcoois podem ser classificados em:
Monoálcoois – apresentam apenas um grupo hidroxila. Este grupo ainda é subdividido de acordo com o tipo de carbono no qual a hidroxila está ligada:
Álcool primário – hidroxila ligada a um carbono primário;
Álcool secundário – hidroxila ligada a um carbono secundário;00000000000000000000000000000000000
Álcoolterciário – hidroxila ligada a um carbono terciário;
Diálcoois – contêm dois grupos hidroxila;
Poliálcoois – contêm três ou mais grupos hidroxila;
OLHAR EXEMPLOS DE ÁLCOOIS NO LIVRO – PÁGINA 62
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, deve ser feita da seguinte forma:
Número de carbonos + tipo de ligação + sufixo OL
OLHAR EXEMPLOS DE NOMENCLATURA NO LIVRO – PÁGINA 62
A nomenclatura de álcooisque apresentam ramificações deve-se, primeiramente, encontrar a cadeia principal, e nela deve obrigatoriamente incluir o carbono ligado à hidroxila (OH). A numeração da cadeia principal tem que ser feita de modo que o carbono ligado à hidroxila receba o menor número possível. A prioridade é dada ao grupo OH e não as ramificações.
OLHAR EXEMPLOS – PÁGINA 53

Aldeídos
Os aldeídos fazem parte deum conjunto de grupos funcionais classificados como carbonílicos, ou seja, que apresenta a carbonila em sua solução. Grupo funcional: aldoxila ou formila.
Forças de interação molecular: devido à presença do grupo carbonila, suas moléculas são polares, mas não fazem ligações de hidrogênio entre si.
Pontos de fusão e de ebulição: os pontos de fusão e de ebulição dos aldeídos são mais altos que osdos compostos apolares e que os dos éteres e são mais baixos que os dos álcoois e que os dos ácidos carboxílicos de valor de massa molecular correspondente.
Aplicações práticas: dos aldeídos, os que apresentam maior diversidade de uso são o metanal (aldeído fórmico ou formaldeído) e o etanal (aldeído acético). O metanal é um gás incolor, de cheiro característico e irritante. Em água, a cerca de40%, forma uma solução conhecida por formol, usada como desinfetante e na conservação de peças anatômicas.
Para dar nome aos aldeídos, de acordo com a IUPAC, procedemos como fizemos com os álcoois, só que devemos usar o sufixo al.
OLHAR EXEMPLOS – PÁGINA 66
Na nomenclatura de aldeídos que apresentam ramificações deve-se, primeiramente, encontrar a cadeia principal, que é a maior seqüência decarbonos que inclui, obrigatoriamente, o carbono do grupo funcional – CHO. A numeração da cadeia deve ser feita a partir da extremidade do grupo. Assim, a prioridade é dada ao grupo funcional e não as ramificações.
OLHAR EXEMPLOS – PÁGINA 66

Cetonas
Cetona é todo composto que apresenta o grupo carbonila, C=O posicionado entre carbonos. Para denominá-la, emprega-se o sufixo ona.
OLHAR EXEMPLOS– PÁGINA 67
Forças de interação molecular: as moléculas de cetona não fazem ligações de hidrogênio entre si, porém são mais polares que as moléculas de aldeído.
Pontos de fusão e de ebulição: em geral as cetonas possuem pontos de fusão e de ebulição mais baixos que os dos álcoois e mais elevados que os aldeídos de massa molecular próxima.
Aplicações práticas: a mais importante é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compostos Oxigenados Parte 1
  • Química de compostos orgânicos oxigenados
  • Síntese de compostos oxigenados derivados do biodiesel
  • Informaçoes Oxigenados
  • composto
  • composto
  • composto
  • Compostos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!