Comportamento Organizacional parte 3

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Administração: ABORDAGEM CLÁSSICA
O processo da abordagem da administração se iniciou no século XX, deu se inicio a um grande aumento de empresas que com elas não tinham capacidade de desenvolver seu trabalho com tanto crescimento. Daí surgiu a abordagem clássica que é uma forma mais cientifica e menos improvisada.
Como teve esse aumento de empresas “obrigatoriamente” houve a famosaconcorrência e o famoso gasto a mais de empresas, à partir dai as empresas começaram abrir seus olhos e começaram a reduzir gastos para chegarem a grandes lucros.
Para que isso acontecesse de forma que não prejudicasse o funcionário que sempre trabalhou com suas “manias” e também não prejudicasse a empresa que queria o crescimento, foi feitoa divisão de hierarquia e com ela processo padrão de trabalho, ondetodos os funcionários da mesma função trabalhariam da mesma forma e no mesmo tempo, ai padronizou cada setor da “empresa“.
FAYOL foi o criador da “teoria clássica da administração” que tinha como prioridade a organização para depois colocar as tarefas ele era um visionário.
Para ele o princípio básico partia da divisão do trabalho que daria sequencia a todos os outros pontos da empresa.Pirâmide de Maslow
Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, oCiclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:
 
a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
e. Passividade, moral baixo, má vontade,pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que aspessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.
Segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, asnecessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização). Note-se, no entanto, que apesar de a teoria ser sempre apresentada através de uma pirâmide ou escada, o livro original de Maslow: "Motivation and Personality" na sua primeira edição, em 1954 não apresentava nenhuma destas figuras. A segunda edição, de 1970, continuou apresentando apenas texto.
De acordo com Maslow, as necessidadesbásicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurançaconstituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. As necessidades de autoestima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.



A Teoria dos Dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Parte 3 Comportamento Organizacional
  • Comportamento organizacional, unid 3
  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL atividade 3
  • Comportamento organizacional etapa 3
  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3
  • Av1 3 sem comportamento organizacional
  • 3 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PARTE 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!