comportamento oganizacional

Páginas: 6 (1355 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
David Morris e seu pai, Saul, fundaram a Habitat International em 1981. Sediada em Rossville, Georgia, a empresa fabrica uma grama sintética em forma de carpete para uso em áreas internas e externas. Desde o início, os Morris contrataram refugiados do Camboja, da Bósnia e do Laos, muitos dos quais nem falavam inglês. Quando um assistente social sugeriu em 1984 que eles contratassem pessoas comdeficiência mental, Saul vacilou. Contratar um portador de síndrome de Down, por exemplo, parecia muito arriscado. Mas David tinha outra opinião. Pediu ao pai que considerasse a idéia. O primeiro grupo de portadores de deficiência mental chegou acompanhado de um responsável do serviço social, e foi diretamente trabalhar na seção de embalagens. Duas semanas mais tarde, conta Saul, alguns funcionáriosforam procurá-lo para perguntar por que a empresa “não contratava mais pessoas como aquelas, que faziam seu trabalho com cuidado, orgulho e sempre sorrindo”. Atualmente, 75% dos funcionários da Habitat são portadores de algum tipo de deficiência. Pessoas que sofrem de esquizofrenia, por exemplo, trabalham com empilhadeiras, lado a lado com funcionários portadores de autismo ou paralisia cerebral.Os portadores de deficiências ganharam auto-estima e se tornaram auto-suficientes o bastante para não mais depender da ajuda governamental, e os Morris aproveitam os benefícios de uma força de trabalho dedicada e esforçada. “Temos praticamente zero de absenteísmo e uma rotatividade muito baixa”. O Caso da Habitat International ilustra:
Resposta

uma empresa irresponsável por confiar empessoas debilitadas e perigosas.


que o doente mental é um ser frágil e que deve ficar sob cuidados da família e nunca obter uma oportunidade dentro do contexto social.

uma empresa que atua à partir do preconceito social.

que o doente mental pode ser inserido na sociedade, e reconstruir a sua cidadania valendo-se da força do seu trabalho.

uma empresa que sabe utilizar asferramentas do marketing para se promover socialmente .
0,2 pontos
Pergunta 2

Quando estudamos a história da loucura, percebemos que no século XX, a loucura deixa de ser objeto de conhecimento, tornando-se uma experiência de reconhecimento. Graças a uma nova comunidade científica passou-se a enxergar verdades existenciais no próprio louco, que muitas vezes se identificam com muitas das nossaspróprias verdades mais elementares, como as paixões, os desejos, as fragilidades, as imaturidades, os infantilismos. Esta mudança de paradigma foi graças a disseminação da:
Resposta

Medicina clássica;

Loucura inserida no campo do sagrado;

Teoria Freudiana;

Resquícios do império romano;

Resquícios da idade média.
0,2 pontos
Pergunta 3

Para a Natura os seuscolaboradores são um público essencial na construção da marca da organização, pois são formadores da cultura interna, além de responsáveis por disseminar os valores da organização. A empresa conta com a área “Gerência de Relacionamento com o Colaborador” cujo objetivo é aprimorar as relações internas do dia-a-dia. O setor elabora estratégias para que o programa de qualidade de vida, os benefícios e osserviços sejam parte da crença da organização e promovam o bem-estar dos colaboradores.
O programa de qualidade de vida implantado na rede Magazine Luíza é estruturado sobre quatro pilares: Saúde Física e Emocional, Integração Social e Familiar, Ambiente de Trabalho, e Cultura e Lazer. No pilar Saúde Física e Emocional, o destaque é o Programa de Relacionamento com a Gestante que oferece curso deorientação e atendimento pré-natal, com ginecologista, nutricionista, dermatologista e fisioterapeuta. Com mais de 400 lojas, a rede Magazine Luiza usa todas as ferramentas possíveis para manter a motivação e o bom clima organizacional com seus 11.417 profissionais. Graças a uma política democrática, todos conseguem traçar seus planos de carreira. Para dar suporte o programa “Saber Luiza” oferece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento oganizacional
  • Comportamento Oganizacional
  • Comportamento oganizacional
  • Comportamento oganizacional
  • Definição comportamento oganizacional
  • Comportamento oganizacional 2013
  • ATPS Comportamento Oganizacional
  • Psicologia oganizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!