competencias profissional

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO DE SOROCABA
Curso Serviço Social – Sétimo Semestre
Disciplina: Competências Profissionais


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS





SOROCABA/ SP
2013








Sumário



























Introdução:
Este trabalhotem como escopo a elaboração de um relatório de pesquisa sobre o desempenho esperado do assistente social, a análise critica da Lei 8.662, que dispõe sobre a profissão de Assistente social e outras atribuições.
























1-As demandas no contexto de elaboração da lei 8662/199

A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930, é umaprofissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social".
O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962,regulamentou a profissão. Em virtude das mudanças ocorridas na sociedade e no seio da categoria um novo aparato jurídico se fez necessário de forma a expressar os avanços da profissão e o rompimento com a perspectiva conservadora. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais (CRESS).
A lei8662/93, dispõe da profissão de Assistente Social, também regulamenta os objetivos e poderes dos Conselhos Federal (CFESS) e Regional (CRESS). Cabe a ambos representar em juízo e fora dele os interesses gerais e individuais dos Assistentes Sociais no cumprimento d determinado pela lei.
Ao CFESS é uma autarquia pública federal, na qualidade de órgão normativo de grau superior, compete orientar,disciplinar, normatizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social; assessorar o CRESS no que se fizer necessário; aprovar os regimentos internos do CRESS no fórum máximo de deliberação conjunta; aprovar o Código de Ética; funcionar como Tribunal Superior de Ética; julgar em última instância os recursos contra as sanções imposta pelo CRESS; estabelecer os registros dos profissionaishabilitados; prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos e privados em matéria de Serviço Social.
O CFESS se estruturou em dois grandes eixos: um que busca defender e valorizar a profissão, dando visibilidade e qualificando a intervenção profissional e outro que se conecta com as lutas da classe trabalhadora em defesa da ampliação e universalização dos direitos e das políticaspúblicas, da socialização da política, do fortalecimento dos movimentos sociais e da participação em espaços estratégicos de democracia participativa. Essas frentes de atuação se estruturam em Comissões de Trabalho constituídas por conselheiros que articulam e desenvolvem atividades pautadas pelos princípios e valores do Projeto Ético Político Profissional.
Enquanto que o CRESS é uma autarquia compersonalidade jurídica de direitos públicos vinculada ao CFESS com administrativo e financeiro de jurisdição estadual e tem como objetivo, organizar e manter o registro profissional do Assistente social, zelar pela observância do Código de ética profissional, fiscalizadores competentes a jugar e punir os profissionais contrários aos seus respectivos códigos de ética, mas a qualquer processo, seja deadministrativo ou judicial, e o seu descumprimento gera nulidade no processo funcionando como tribunal regional da ética profissional e aplicações sansões prevista em leis.
A necessidade de revisão da lei de regulamentação vigente desde 1957 foi uma luta para CFESS/CRESS, apenas em 1993 essa nova legislação pode definir com maior precisão as competências e atribuições privativas do assistente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competencias profissionais
  • competencia profissionais
  • competências profissionais
  • competência profissionais
  • Competencias Profissionais
  • Competências Profissionais
  • Competências Profissionais
  • Competências Profissionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!