Comparar Anjo Negro E Os Dois Ou Ingle S Maquinista

850 palavras 4 páginas
Os dois ou inglês maquinista.

Analise dos personagens.
Os dois ou inglês maquinista :
Clemência: A mãe de Júlia e Mariquinha, acredita estar viúva, tenta arranjar um casamento para sua filha, mas isso é apenas um disfarce para arrumar um casamento para si mesma.
Mariquinha: Jovem, que ama seu primo Felício com quem pretende se casar.
Júlia: Menina de 10 anos, irmã de Mariquinha.
Felício: Trabalha na prefeitura, é pobre e acredita que conseguirá espantar os pretendentes que existem para sua amada.
Gainer: Pretendente a se casar com Mariquinha, um especulador, interessado apenas no dote da menina.
Negreiro: Traficante de meia-caras, pretendente a se casar com Mariquinha também, mas ao final da historia revela que não tem mais interesse.
Alberto: Marido de Clemência, sumiu por 2 anos e volta ao final da história.
Características psicológicas
Aspectos da sociedade carioca na metade do século 19, cita de forma humorística os podres da sociedade, como o trafico ilegal de escravos.
Contexto histórico.
Romantismo, apresentando uma caricatura da sociedade carioca, mostrando os fatos com humor e ironia em seus hábitos e costumes.
Analise do espaço: Uma sala de uma família rica.
Analise do tema central: O tema central é o trafico de meia caras, o autor apresenta de forma humorística os problemas que a sociedade.

Anjo negro
Analise dos personagens:
Ismael: Médico, negro, não gosta de sua cor, diz a sua filha que é branco, cegou seu irmão, pois era branco. Constroi uma fortaleza para impedir que sua mulher tenha contato com homens brancos.
Virgínia: Mulher de Ismael, branca, vítima da violência sexual pelo marido. Deseja o noivo da prima e se deixa possuir por ele. Assasina de seus próprios filhos, pois eram todos negros. Odeia sua filha, que foi fruto do adultério, pois nasceu mulher e não homem, como ela queria, ao final da trama é liberta pelo marido mas revela que o ama.
Elias: Irmão de Ismael, branco, é seduzido por Virgínia que

Relacionados