coment rio alfred hitchcock

686 palavras 3 páginas
Memória dos Campos - Documentário de Alfred Hitchcock
O documentário de Alfred Hitchcock relata a memória do que foi o holocausto alemão nos campos de concentração de Bergen-Belsen localizado no estado alemão em 1945, no de Dachau anunciado pelos nazis como um campo modelo desde a sua criação em 1933, no de Buchenwald, no de Ebensee, no de Mauthausen que começou a ser usado em 1935, no de Ludwigslust a norte da Alemanha, Ohrdruf, Leipzig, Gardelegen e o famoso campo de concentração de Auschwitz.
O Campo de Extermínio de Belsen começou por funcionar como prisão para prisioneiros de guerra após a invasão da Bélgica, Holanda e Polónia mas assim que as SS assumiram o comando em 1943, tornou-se um verdadeiro campo de concentração destinado ao internamento de judeus, homossexuais e ciganos. Nesse campo de concentração, como as imagens ao longo do documentário indicam, eram sujeitos a torturas, a recusas de alimentos ficando vulneráveis a todo o tipo de doenças, acabando assim por morrer.
Segundo o documentário, onze milhões de pessoas morreram nos campos de extermínio nazis. Seis milhões era judeus. É exatamente esse o conteúdo que o documentário nos transmite demonstrando o horror vivido na era nazi.
Foram comportamentos de puro racismo que levaram ao extermínio.
O racismo de Hitler começou muitos anos antes de este se tornar chanceler da Alemanha, estava convicto da "pureza" de raças e que a superioridade apenas pertencia à "Raça Ariana". Seu ideal ariano era o de uma pessoa loira, alta e com olhos azuis. Todos cujo físico não correspondia a todas estas caraterísticas eram eliminados. Hitler via os judeus como uma raça venenosa que se aproveitava de outras raças e as enfraqueciam.
O filme contem imagens da chegada das tropas aliadas aos campos de concentração, sendo recebidos pelos sobreviventes e, em seguida, recuperando os debilitados e encontrando os corpos dos que morreram por doença ou extermínios em massa.
Foi chocante saber que presos arrastavam os

Relacionados