Comenius e Anísio Teixeira

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo.



Comenius e Anísio Teixeira:
Biografia resumida;
Imagem do homem ideal;
Educação (como a criação interfere na educação).

Integrantes:
Ana Maria Pereira de Araújo.
Camila Pereira Gasques.
Luciana Guilger Veloso.
Rita de Cássia Essi Bazália de Assis.







Pedagogia, São Paulo, 2014.
Comenius
Comenius foi professor,cientista, escritor checo, pensador do século XVII e considerado fundador da Didática Moderna; pioneiro na proposta de uma educação democrática.
Na sua Didática Magna, com o ideal de pansofia, foi um dos primeiros a pensar na educação das crianças – sendo a primeira educação introduzida pelo colo da mãe, dentro dos lares - a reconhecer o valor da educação para elas, pregando também um ensinar “tudo atodos totalmente”, que inclui pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes.
Comenius organizou a didática em quatro períodos: a infância, a puerícia, a adolescência e a juventude. Procurou introduzir questionamentos sobre a educação de crianças menores de seis anos e o que elas deveriam aprender, no caso com conteúdos filosóficos. Nas temáticas completamente atuais que seencontram contempladas na sua proposta de educação, tais como: democratização do ensino, reforma das escolas, ensino não fragmentado, princípio de heterogeneidade educacional.
No século XVII, ele concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem que resultou em propostas pedagógicas hoje consagradas ou tidas como muito avançadas. Entre essas ideias estavam: o respeito ao estágio dedesenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação e uma educação sem punição, mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado. Comenius pregava ainda a necessidade da interdisciplinaridade, da afetividade do educador e de um ambiente escolar arejado, bonito, com espaço livre e ecológico. “Apresenta a escola como sendouma das principais bases da sociedade, o fundamento da formação humana.”
O conhecimento deve estar acessível a todos: aos homens, às mulheres, às crianças, aos pobres, aos ricos, aos inteligentes e aos de mentes débeis.
“Não pode produzir-se nem sequer um motivo válido, pelo qual o sexo fraco (...) deva ser excluído dos estudos. (...) As mulheres são igualmente (...) adotadas de uma mente ágil ecapaz de aprender a sabedoria (muitas vezes até mais que o nosso sexo)” (Comenius, 1996, p. 141)
O desejo pelo saber se manifesta na infância, segundo Comenius e defende: que a escola deveria ser uma verdadeira “oficina de humanidade”, onde ensina “tudo a todos” e pensa também que o espaço apropriado para esta aprendizagem deveria ser a escola, em grandes grupos seria mais estimulante do que nasolidão.

















Anísio Teixeira
Anísio Spinola Teixeira nasceu em Caetité, na Bahia em 12 de julho de 1900. Estudou no Instituto São Luís na cidade em que nasceu e no Colégio Antônio Vieira em Salvador, ambas jesuíticas. Anísio assume a educação num período em que o sistema educacional estava em tempos de constituição, era o final da década de 1920. A educação gozava demuito pouco reconhecimento social. (Salviani, 2007, p. 218)















Inovar para melhor educar
Anísio Teixeira aderiu rapidamente às ideias de democracia e de ciência, que apontavam a educação como o canal capaz de gerar as transformações necessárias para a realidade brasileira e sua modernização. Dizia ele: "Como a escola visa a formar o homem para o modo de vidademocrático, toda ela deve procurar, desde o início, mostrar que o indivíduo, em si e por si, é somente necessidades e impotências; que só existe em função dos outros e por causa dos outros; que a sua ação é sempre uma transação com as coisas e pessoas e que saber é um conjunto de conceitos e operações destinados a atender àquelas necessidades, pela manipulação acertada e adequada das coisas e pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anísio Teixeira
  • Anísio teixeira
  • Anísio teixeira
  • anisio teixeira
  • Anísio teixeira
  • Anisio Teixeira
  • Anísio teixeira
  • Anísio Teixeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!