Combatendo a dengue

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
COMBATENDO A DENGUE
Justificativa: Este Projeto tem a finalidade de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDES AEGYPTI, causador da dengue.Pretendemos alertar sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito, por meio de atividades pedagógicas,lúdicas e interdisciplinares, que proporcionem aampliação dos conhecimentos dos educandos e da comunidade nosso município. Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o País na época das chuvas e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto.
Situação problema:O vírus da dengue pode se apresentar de uma forma assintomática, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, etambém na forma hemorrágica, os dois casos podem levar o doente ao choque e ao óbito.
Sintomas da Dengue: há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até sete dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
Os sintomas da dengueclássica podem aparecer de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas  duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço eindisposição.
Nos casos da Dengue Hemorrágica Inicialmente os sintomas se assemelham à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que ossintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar àmorte.
É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.
Público Alvo:Alunos, professores, pais e comunidade escolar.
Objetivos: Trabalhar junto aos alunos, pais e comunidade, visando conscientizá-los quanto à importância deprevenir a dengue, e também identificar a dengue; Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento; Identificar as causas de ocorrência de epidemias; Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças; Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola; Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegypti;Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue; Contabilizar casos da doença e óbitos ocorridos; Ler e construir gráficos e tabelas que representem números da dengue ocorridos na cidade, no estado no país; Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença; Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;Desenvolver a cidadania; Aplicar os conhecimentos adquiridos.
Embasamento Teórico: A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • combatendo o racismo
  • Dengue
  • dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!